25.6 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralTecnologia

Fim de ano: Eletrobras alerta sobre ‘gambiarras’ em festas; Saiba mais!

Mais um ano chega ao fim. Nesse momento, é comum pessoas se reúnem para celebrar as vitórias e planejar os novos empreendimentos em festas realizadas em locais públicos.  Mas, para comemoração ocorrer com segurança, é essencial que as instalações elétricas estejam dentro do padrão Eletrobras Distribuição Piauí.

Nesses casos, deve ser solicitada uma ligação provisória, que é o fornecimento de energia elétrica, com data de início e término, com ou sem medição, para atender consumidores temporários, como vendedores ambulantes e bandas musicais em locais públicos. “Esse tipo de ligação deve ser pedida à Distribuidora com antecedência. Ela é válida por, no máximo, 30 dias, podendo ser renovada duas vezes por igual período”, explica o gerente de Atenção ao Cliente, Eduardo Neiva.

Para a ligação elétrica provisória, o consumidor deve ir, com antecedência, a uma agência da Eletrobras Piauí e informar a capacidade/amperagem do disjuntor necessária à ligação, carga detalhada, nome, CPF/CNPJ, endereço, objetivo, data e horário desejado para realizar a ligação e o desligamento. “Também é necessário o alvará ou autorização de funcionamento emitida pela prefeitura para os casos de ligação em espaço público e a procuração se o serviço for solicitado por terceiros”, destaca Neiva.

Tanto para a ligação monofásica quanto para a trifásica, a solicitação deve ser feita, no mínimo, 72 horas antes da data em que o consumidor necessita utilizar o serviço. Em todo caso, a Empresa efetiva a ligação após a confirmação do pagamento do recibo referente ao custo da ligação provisória. “A ligação até o disjuntor é de responsabilidade do cliente e deve ser feita por um eletricista profissional”, ressalta o gerente de Serviços Técnicos-Comercias, Adail Viana.

Viana fala da importância do consumidor solicitar a ligação provisória. “Pedindo a ligação provisória, o consumidor receberá energia elétrica de forma segura e legal. Além de instalações dentro do padrão da Distribuidora, não haverá prejuízos para os demais clientes da região, já que a Eletrobras disponibilizará carga suficiente para atender a demanda temporária”.

A Eletrobras Distribuição Piauí destaca algumas medidas de segurança que o consumidor deve observar ao executar a parte da instalação elétrica que lhe é atribuída em ligações provisórias:

· Observe o isolamento dos cabos antes de fazer as ligações internas. Nunca use fios desencapados, com isolamentos ressecados ou emendas expostas.
· Sempre que possível, evite as emendas. Se necessárias, devem ser firmes e bem isoladas.
· Nunca amarre ou enrole os fios nas barracas e não utilize arames e pregos para prendê-los.
· Evite distribuir a fiação pelo solo, mas, se necessário, aterre-a usando eletrodutos adequados.
· Em caso de curto-circuito, não ligue o disjuntor até que o defeito seja corrigido.
· A capacidade do disjuntor não deve ser alterada, pois, se houve curto-circuito, a proteção da instalação elétrica pode demorar a desarmar ou até mesmo não desligar, aumentando o perigo de choque elétrico e incêndios.
· Não ponha bandeiras, banners, cartazes ou quaisquer outros materiais nos pontaletes ou postes da Eletrobras Distribuição Piauí.
· Ao terminar o prazo da ligação provisória, retire apenas os cabos de responsabilidade do cliente, que estão após o disjuntor.
· No caso de ligação trifásica, faça o equilíbrio das cargas no circuito interno, distribuindo a ligação dos equipamentos entre as fases. Essa medida evita o superaquecimentos na fiação e desligamento do disjuntor.

 

Do CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais