24 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

Fiscais do MPT flagram exploração de mão de obra no interior do Piauí

Fiscalização do Ministério Público do Trabalho flagraram trabalhadores de fazendas ao Norte do Piauí em situação degradante. Em cada local havia pelo menos 20 pessoas atuando na extração da palha de carnaúba. As imagens mostram homens, sob o sol forte, aparando palmas da árvore. Por cada milheiro, o trabalhador receberia apenas R$ 9.

De acordo com o MPT, a extração dura quase o dia inteiro e os trabalhadores não usam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), obrigatórios pelas leis trabalhistas. Os equipamentos usados para abater a palha também estão em péssimas condições e oferecem riscos à saúde.

“O motor é a diesel e qualquer erro do operador, vai embora um braço ou um dedo”, relataram fiscais do MPT.

Os proprietários das fazendas foram multados e,  assim como os trabalhadores, foram levados para Parnaíba e ouvidos pelos Procuradores do Trabalho.

A produção de cera de carnaúba corresponde a 23% das exportações do Estado do Piauí. A matéria-prima é vendida para multinacionais que usam o produto, principalmente, para a fabricação de cosméticos. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho e MPT, o flagrante registrado nas fazendas representa exploração da mão de obra.

 

Com informações Notícia da Manhã

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais