26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicosSaúde

Fisioterapeutas do Hospital Regional Justino Luz de Picos participam de treinamento

Os fisioterapeutas do Hospital Justino Luz, em Picos, passaram por uma capacitação, na última segunda-feira (24). Eles participaram do curso de Assistência ao paciente com Insuficiência Respiratória pela Covid-19, no auditório de um shoping da cidade, com as aulas práticas no Hospital. A capacitação foi promovida pela Fundação de Serviços Hospitalares (Fepiserh) junto ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapeutas ocupacionais da 14ª região (Crefito).

O curso foi ministrado pelo fisioterapeuta Saullo Araújo e abordou protocolos sobre cuidado, a manutenção, estratégias de ventilação mecânica, técnicas de pronação, mobilização precoce e oxigenoterapia. “A Fepiserh preocupada com a atualização dos profissionais no cuidado e tratamento da covid, nos procurou para fazer essa parceria , pois temos uma comissão de capacitação e estamos percorrendo todo Piauí”, destaca Rodrigo Amorim, presidente do Crefito.

Durante a aula prática, os fisioterapeutas participaram e conheceram as técnicas para o uso de Capacetes para Respiração Assistida – Elmo. Um paciente com quadro de insuficiência respiratória, ao utilizar Elmo consegue respirar com auxílio da pressurização e oferta de oxigênio. Isso possibilita uma melhora na respiração e pode ser utilizado fora de leitos de UTI.

A diretora geral do Jusutino Luz, Samara Sá, avalia positiva a capacitação de atualização dos profissionais do Justino Luz. “A Fepiserh e a Sesapi estão sempre juntas empenhadas para trazer melhorias para o Hospital de Picos, tanto em estrutura, insumos como na capacitação do corpo clínico. O nosso presidente Ítalo Rodrigues tem acompanhado de perto as nossas necessidades e evoluções”, destaca a diretora ao agradecer o superintendente de Gestão de Redes de Média e Alta Complexidade, Auderico Tavares, pela disponibilização do capacete para o treinamento.

“A fisioterapia tem um papel muito importante no tratamento da Covid-19. Em casos moderados, tem evitado que o desconforto respiratório evolua ao ponto do paciente precisar de intubação. Para os pacientes já intubados, os fisioterapeutas também são essenciais para a sua recuperação. No hospital Justino Luz temos uma excelente equipe, que agora passa a ter ainda mais conhecimento técnico com essa capacitação”, destaca Ítalo Rodrigues, presidente da Fepiserh.

 Ascom Fepiserh

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais