22.2 C
Piauí
2 de julho de 2020
Cidades em Foco
Destaque Economia Geral

Floriano: ato pela reabertura do comércio usa ‘meme do caixão’. Veja vídeo!

Em Floriano, no interior do Piauí, empresários usaram o ‘meme do caixão’ em um ato pela reabertura do comércio durante a pandemia. Dançarinos carregaram uma urna funerária pela  Avenida  Bucar Neto, uma das principais vias da cidade, enquanto dançavam o hit que também viralizou nacionalmente durante o isolamento social. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (27) quando também foram distribuídas máscaras.

A empresária Clívia Jarvis Fonseca conta que resolveu usar o ‘meme do caixão’ como forma de conscientização para que o comércio possa ser reaberto tomando as medidas de segurança necessárias.

“É preciso que a economia volte a funcionar. Muitas empresas estão fechando e isso me corta o coração. O meme do caixão foi usado como uma forma lúdica de conscientização. Tivemos, ontem (27), uma reunião na CDL de Floriano e apresentei minha ideia para os empresários que estavam lá, cerca de 15. O ato foi marcado para hoje e tivemos o apoio do órgão de trânsito da cidade”, conta a empresária.

O caixão usado no ato foi emprestado por uma empresa. Os dançarinos ensaiaram a coreografia que foi apresentada para a população que estava em loterias e supermercados, por exemplo, no momento do percurso.

“A receptividade foi boa. Muita gente saiu pra filmar, entregamos máscaras e tinha um carro de som também alertando para a necessidade de reabrir o comércio, mas com segurança. O  objetivo maior não foi o protesto, mas a ação de conscientização para que o comércio seja aberto com segurança e responsanbilidade por parte dos comerciantes e dos clientes”, reitera Clívia Jarvis Fonseca que tem uma indústria e conta que a perda financeira foi significativa.

Dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontam para 71 casos confirmados de coronavírus em Floriano, sendo dois óbitos.

O decreto assinado pelo prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, prorrogou as medidas sanitárias e de isolamento social até o dia 07 de junho.

‘Meme do Caixão’

Desde o fim de março a mistura entre a tradição de um funeral em Gana, na África, com uma música eletrônica russa se tornou o vídeo mais compartilhado no mundo que ficou conhecido como ‘meme do caixão’.

Os dançarinos que carregam um caixão, vestindo roupas formais, e fazem diversas coreografias para trazer alegria à alma da pessoa que faleceu têm um recado para todos que estão vivendo o isolamento: “Fique em casa, ou nós dançaremos”. A partir dessa ideia, em muitos lugares, o ‘meme do caixão’ foi viralizando e ganhando várias significados ligados ao isolamento social.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais