32.5 C
Jacobina do Piauí
16 de abril de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeral

Floriano começa a reabertura gradual do comércio nesta segunda-feira

Foto: Prefeitura Floriano

Depois de anunciar as três fases de reabertura gradual das atividades econômicas em Floriano (a 240 km de Teresina), o prefeito da cidade Joel Rodrigues confirmou que o plano de retomada já será posto em prática nesta segunda-feira(08).

A decisão do gestor municipal aconteceu na noite deste sábado, com o decreto publicado neste domingo(07), quando vence o último decreto em vigor. O horário de funcionário dos setores que vão abrir permanece o horário comercial normal, sem redução.

Segundo Joel Rodrigues, o Plano de Retomada das Atividades Comerciais já foi apresentado ao Ministério Público, empresários, vereadores e ao Comitê Gestor de Crise. Ainda na sexta-feira(05), a prefeitura já havia divulgado as fases de flexibilização, mas não havia definido a data de por em prática.

Um dos pedidos do prefeito, durante a live que anunciou a retomada, foi que todos façam à sua parte, população e comerciantes, em relação aos protocolos sanitários e destacou que caso os números avancem pode haver recuo. “O Município continua adotando todas as medidas, inclusive, de monitorar os números para que possamos de forma tranquila continuar com essas atividades”, destacou. Até este sábado, Floriano tinha 85 casos confirmados com três óbitos.

Fases de retomada 

A 1ª fase do plano começa nesta segunda-feira, 8 de junho e se entende até 21 de junho, mantém os serviços essenciais já autorizados; permite o funcionamento dos estabelecimentos que prestam serviços de saúde e o comércio varejista, atacadista e lojas de departamentos especializados e prestadores de serviços. Poderão funcionar também atividades do segmento de estética, beleza e tatuagem, com atendimento individual e horário marcado. O setor da construção civil também retorna suas atividades na primeira fase. Já em relação aos shoppings, apenas as lojas voltam a funcionar para o atendimento presencial. As praças de alimentação e cinemas continuarão fechados.

A 2ª fase vai de 22 de junho a 5 de julho e a 3ª fase se inicia em 6 de julho e segue até 19 de julho.

No intervalo de cada uma delas, o Município e o Comitê Gestor de Crise avaliarão os números da Covid-19 em Floriano e o comportamento do comércio e da população, diante das recomendações sanitárias, fatores que podem influenciar no avanço ou recuo de cada fase.

Sobre a feira no mercado central da cidade, ela passará a funcionar três dias (de quinta a sábado) com protocolos de distanciamento entre as barracas e clientes e cuidados de higiene. Avenidas na circunscrição da feira serão interditadas e a secretaria municipal de trânsito vai determinar o horário de carga e descarga de mercadorias.

As barreiras sanitárias nos acessos a Floriano serão para orientações, garantia da obrigatoriedade do uso da máscara e aferição da temperatura corporal dos passageiros.

Na fase 2 retornam as academias de esportes, com limitação de acesso, e atendimentos relacionados à saúde bucal e odontológica, públicas e privadas.

Segundo a Prefeitura, a fase 3 contempla o retorno de bares e restaurantes, com limitação de horário até às 20h e adoção do distanciamento entre mesas com todas as medidas sanitárias. Poderão ser feitas também a consumação local em padarias e praça de alimentação, além dos cinemas.

Shows, eventos públicos e privados, eventos culturais e desportivos, atividades de casas noturnas continuam suspensos, assim como as aulas da rede pública e municipal.


Com informações da prefeitura de Floriano

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais