23.7 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

FMS alerta para golpe sobre agendamento de vacinação contra a covid-19

Foto: Reprodução/PMT

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina voltou a alertar a população nesta quinta-feira (4) que não foi aberto nenhum cadastro para a vacinação contra a covid-19 na capital. Um tabela de vacinação falsa está circulando nas redes sociais.

“A Fundação Municipal de Saúde de Teresina informa que não existe link, Whatsapp e nem e-mail para cadastro  referente à vacinação da Covid em Teresina”, informou a FMS em nota.

De acordo com a Fundação, quando houver doses da vacina suficientes para outros grupos, estes serão informados.

“A FMS informa ainda que haverá o momento certo para vacinação das demais pessoas do público alvo contra o coronavírus. A vacinação está sendo feita de acordo com o número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Será divulgado amplamente quando chegar o momento de novos grupos serem vacinados”, disse o órgão.

Não há pré-cadastro

Recentemente, o Ministério da Saúde informou que não faz cadastro de pessoas para vacinação. Bandidos estão se aproveitando da expectativa pela vacinação para obter acesso a aplicativos de mensagens como o WhatsApp e o Telegram.

Os golpistas ligam para os celulares das vítimas e fazem um falso questionário para levar o cidadão a acreditar no golpe e compartilhar com o criminoso um código que dá acesso aos aplicativos de mensagens.

A isca usada pelos golpistas é a possibilidade de pré-agendar uma data para a vacinação.

“O Ministério da Saúde esclarece que não realiza agendamento para aplicação de nenhum tipo de vacina, e nem envia códigos para celular dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Caso receba solicitação de cadastro, não forneça seus dados e denuncie às autoridades competentes”, diz a publicação do ministério nas redes sociais.

Outra modalidade do golpe, também sugerindo agendamento para vacinação contra o novo coronavírus, acontece por meio de SMS. A vítima recebe uma mensagem de texto, supostamente do Ministério da Saúde, pedindo para que clique no link e confirme o código para agendar a vacinação. Ao fazer isso, a vítima dá aos golpistas acesso aos seus aplicativos de mensagem.

Hérlon Moraes (Com informações da Folhapress)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais