22.4 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Fora da Amazônia, o Piauí é o estado que mais tem florestas naturais preservadas

O governador Wellington Dias está participando neste final de semana, na Itália, de uma série de atividades ligadas ao Sínodo da Amazônia, evento realizado pelo Vaticano em que discute o tema “Meio Ambiente – Mudanças Climáticas e a Amazônia”. Mas, porque Wellington participa se não tem floresta Amazônica no Piauí?

Wellington Dias participa do evento como representante do Consórcio Nordeste. Ele foi escolhido pelos governadores da região, que apontaram o Piauí como estado que melhor preserva o meio ambiente, inclusive com legislações sobre o tema.  Fora da Amazônia, o Piauí é a unidade federativa que mais tem florestas naturais preservadas. Uma lei estadual obriga que os proprietários de áreas rurais preservem 30% da área, dez pontos percentuais do exigido pela legislação federal, que é de 20%.

Outro diferencial do Piauí é que ele foi o primeiro a regulamentar o Acordo de Paris sobre os compromissos com a redução dos efeitos das mudanças climáticas. O Piauí tem ainda 32 parques com 3.200.000 hectares de preservação obrigatória pelo setor público e também há o programa Ativos Verdes, que prevê o desenvolvimento de ações pelos países signatários para diminuição da emissão de gases que provocam o efeito estufa.

O Piauí possui hoje mais de três milhões de hectares protegidos através da criação das Unidades de Conservação (UC), que representam 12,5% do seu território. Esse percentual demonstra um aumento de 300%, só nos últimos dois anos.

Agenda de discussões

Nesta segunda-feira (28), o governador fará uma apresentação na Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, dentro da programação da Cúpula de Governadores da Amazônia – Caminhos e Compromissos para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. O evento acontece no dia seguinte ao encerramento do Sínodo sobre a Amazônia.

O encontro é uma iniciativa do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-A) e da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano. O objetivo é discutir caminhos e compromissos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, tendo como marco conceitual os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e, em especial, a mensagem do Papa Francisco e os resultados do Sínodo sobre a Amazônia.

Participam também destes eventos os governadores dos estados da região da Amazônia Legal, como Gladson Cameli (Acre), Helder Barbalho (Pará), Wilson Lima (Amazonas), Antônio Waldez Goés (Amapá), Flávio Dino (Maranhão), além de representantes dos demais países que compõem a Amazônia, como Colômbia, Bolívia e Peru.

Fonte: Pensar Piauí

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais