33.6 C
Piauí
31 de outubro de 2020
Cidades em Foco
Economia Geral Internacional

Fornecedor produz pão de cajuína e produto faz sucesso no Piauí

Fornecedor produz pão de cajuína no Piauí — Foto: Arquivo Pessoal/Leonardo Caldas

No Dia do Pão, comemorado nesta sexta-feira (16), o G1 conta histórias de piauienses que usaram a criatividade para incorporar um item tradicional na dieta do estado: o caju. O falso fruto inspirou a culinarista Verônica Lima a criar receitas de pães doce e salgado. E o empresário Leonardo Caldas a produzir o pão de cajuína.

Trabalhando com culinária voltada para o caju há mais de 18 anos, Verônica Lima já desenvolveu muitas receitas com o ingrediente. “Gosto muito de trabalhar com ele. É muito comum, o caju no Piauí, e quando chega a época dele, ele é encontrado em grandes quantidades. É uma forma de aproveitá-lo de forma diferente”, contou.

Caju é usado como principal ingrediente em receitas de pão no Piauí — Foto: CNA/Divulgação

Caju é usado como principal ingrediente em receitas de pão no Piauí — Foto: CNA/Divulgação

A culinarista desenvolveu a receita do pão doce de caju, usando caju-ameixa e/ou doce de caju, e do pão salgado de caju, em que a carne do fruto é usada com recheio. “Fica como se fosse um recheio de frango. Ambos os pães são uma ótima opção para o café da manhã e lanche da tarde”, comentou.

Confira a receita do pão salgado de caju ao fim da reportagem

Já o empresário Leonardo Caldas, que trabalha principalmente com fornecimento de pães para hamburguerias, decidiu, há cerca de um ano, apostar na cajuína, bebida feita a base do suco de caju como ingrediente principal de um novo produto, que tem feito sucesso no mercado.

“A gente trabalha com pães artesanais, estamos sempre renovando o portfólio e a gente queria trazer um pão voltado para uma coisa mais regional, no caso a cajuína”, contou Leonardo.
Sanduíche com pão de cajuína é produto mais procurado em hamburgueria de Teresina — Foto: Arquivo Pessoal/Danyllo Robson

Sanduíche com pão de cajuína é produto mais procurado em hamburgueria de Teresina — Foto: Arquivo Pessoal/Danyllo Robson

O pão, que é feito com farinha de trigo, margarina, cajuína, açúcar, sal e fermento, tem tido muita saída, segundo o empresário. Uma hamburgueria em Teresina, que apostou no produto e adicionou a opção no cardápio, pegou carona no sucesso.

“Tem cliente que já procura a gente pelo pão, é famoso. A ideia de colocar ele foi trazer esse patrimônio cultural e foi perfeito. Ele harmoniza com qualquer tipo de sanduíche”, contou Danyllo Robson, um dos sócios da hamburgueria.

Sanduíche com pão de cajuína — Foto: Arquivo Pessoal/Danyllo Robson

Sanduíche com pão de cajuína — Foto: Arquivo Pessoal/Danyllo Robson

Um dos sanduíches com mais saída, segundo o empresário, é o que leva o pão de cajuína, hambúrguer blend com bacon e cebola caramelizada com rapadura.

“O sabor harmoniza muito bem. Nós temos três sanduíches com o pão de cajuína, mas, às vezes, os clientes pedem para substituir o pão que vai em outros pelo de cajuína”, disse.

Receita do pão salgado de caju

Ingredientes da massa

  • 2 xícaras (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 xícara (chá) de farinha de castanha de caju (opcional)
  • 6 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento

Modo de preparo

Em um recipiente coloque a água e o fermento, mexa até dissolver o fermento, acrescente o restante dos ingredientes e sove a massa até ela soltar da mão. Deixe descansar por 30 minutos.

Abra a massa com um rolo no formato de um retângulo, espalhe o recheio de caju, enrole, corte os pães e coloque em uma assadeira untada com óleo.

Em seguida, pincele com gema, deixe descansar por 10 minutos asse em forno pré aquecido por 25 minutos.

Recheio

  • 10 cajus sem a pele cortado em cubos pequenos
  • 1 cebola cortada em cubos
  • 1 tomate cortado em cubos
  • Cheiro verde a gosto
  • 1/2 xícara (chá) de azeitona picada
  • 1 cubo de caldo de galinha
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1 colher (sopa) de colorau
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela coloque a água e o vinagre, leve ao fogo. Quando começar a ferver, adicione o caju e deixe por 10 minutos. Retire da panela, esprema bem e reserve.

Em outra panela, coloque óleo e colorau. Acrescente a cebola, o alho, tomate, cheiro verde e a azeitona. Depois, adicione a carne de caju. Refogue bem, deixe esfriar e recheie o pão.

Fonte: G1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais