28.2 C
Jacobina do Piauí
21 de setembro de 2023
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

Foto achada em local de crime auxilia na prisão de suspeito de assassinatos no Piauí

Foto: divulgação SSP-PI

Uma foto 3×4 auxiliou a Polícia Civil do Piauí na prisão de um suspeito de dois homicídios no estado. Segundo o delegado Yann Brayner, o investigado deixou cair a imagem na cena de um dos crimes. Por meio dela foi possível realizar o reconhecimento facial com o uso da tecnologia.

“Foi possível chegar até à autoria delitiva através do uso de tecnologia. Na época de um dos crimes, os investigadores do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) coletaram uma foto 3×4 que o indivíduo deixou cair no local do crime. Através dela, conseguimos chegar à sua identidade”, disse Brayner, diretor de Inteligência da Polícia Civil do Piauí.

O suspeito identificado como Gonçalo Sousa da Silva, 53 anos, foi preso na zona Rural da cidade de Angical, no interior do Piauí. A foto 3×4 foi coletada nas imediações da  Ceasa, na zona Sul de Teresina, onde Marlos Gabriel dos Santos Lima, foi assassinado em 2022.

O segundo homicídio atribuído a Gonçalo é de 2021. Ele é suspeito de matar um trabalhador rural e o cachorro dele durante uma briga.

No momento da abordagem, o suspeito portava uma arma de fogo de fabricação caseira. Ele está à disposição da Justiça.

O delegado Yann Brayner destaca o investimento da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) em inteligência e ferramentas de tecnologia para a elucidação de crimes no Piauí.

“Essa tecnologia foi adquirida pela SSP-PI e permite que, baseada em uma foto, seja pesquisado se há alguma semelhança entre a foto pesquisada com um banco de dados coletado de várias fontes, tanto públicas como privadas. Essa tecnologia dá um grau de semelhança com algumas fotos do banco de dados e foi assim que conseguimos identificar esse indivíduo. A tecnologia faz um juízo de probabilidade de semelhança e o operador humano, com base nos elementos investigativos, vai verificar se realmente o que o software disse tem verossimilhança. Assim é feita uma dupla checagem da informação”,  explica o delegado.

Fonte: Graciane Araújo / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais