30.7 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Franzé disponibiliza sistema de recadastramento para prefeitos do Piauí. Veja fotos!

O secretário de administração Franzé Silva e o presidente da Associação Piauiense de Municípios e prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, encerraram os painéis do Congresso das Cidades na noite desta quarta-feira (15). O evento teve início na segunda-feira e reuniu mais de 200 prefeitos em Teresina.

Clique aqui para baixar e ver todas as fotos do evento!

Franzé Silva foi o primeiro a falar e destacou as medidas que o governo tomou para reduzir despesas e enfrentar a crise. Uma das ações foi o recadastramento dos servidores. Ele colocou à disposição dos prefeitos o sistema online usado pelo governo no ano passado.

“Atacamos os pontos necessários e um deles era a folha de pagamento. Fizemos o recadastramento dos servidores de forma online e coloco aqui à disposição de todas as prefeituras o nosso sistema. Toda a tecnologia está disponível para quem quiser esse processo organizacional”, disse Franzé.

A segunda fase do recadastramento foi presencial, onde foi coletada a biometria de todos os servidores. “A qualquer momento eu tenho como saber toda a vida profissional do servidor”, disse.

Recadastramento feito, Franzé citou a qualificação dos servidores e o cruzamento da folha de pagamento do governo com os municípios. “Precisamos socializar isso com a gestão municipal. Pode não ter resultado em curto prazo, mas tem eficácia. Só com o cruzamento de folhas economizamos R$ 25 milhões em 2015”, declarou.

O secretário lembrou ainda da implantação do ponto eletrônico integrado à folha de pagamento. Outra medida que trouxe economia ao Estado. “Se o servidor não tiver todo dia, tem desconto no contracheque. Vários processos administrativos já foram abertos e enviados à PGE”, disse, citando também como medida de contenção de gastos, a redução do custeio.

“Trabalhamos também a redução do custeio e a qualificação do custeio. Onde tinha um contrato com 20 carros, fomos lá para saber se todos estavam rodando”, relatou.

Franzé disse que R$ 25 milhões em custeio foram economizados desde 2015. Atrelado isso, o secretário disse que a salvação do Piauí na crise veio graças às receitas próprias. “O que segurou o tranco no Estado foi exatamente a arrecadação própria. Quando a crise chegou quem segurou foi o ICMS; o IPVA. Queremos ser parceiros dos municípios e aqui abrimos as portas das Sead e Sefaz”, concluiu.

Encerrando a noite, o presidente da APPM, Gil Carlos, falou dos benefícios que o Congresso das Cidades levou aos municípios. “Precisamos fazer cada vez mais eventos como estes. A PPM está á disposição de todos os prefeitos. Saio daqui feliz e realizado”, finalizou.

O Congresso das Cidades aconteceu na sede da Fiepi com realização da TV Cidade Verde, Sebrae, APPM e Governo do Estado.

 

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais