24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Funasa assina convênios com 21 prefeituras sobre plano de saneamento básico

O presidente da Fundação Nacional de Saúde, Henrique Pires, assina nesta segunda-feira (16), convênios com 21 prefeituras do Piauí para para Capacitação e Apoio Técnico na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. Ao todo, 100 prefeituras estão sendo contempladas com investimento de pouco mais de R$ 16 milhões.

O convênio beneficia municípios com população de até 50 mil habitantes e se desenvolve com apoio e capacitação de técnicos municipais para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, uma exigência do Governo Federal para o recebimento de recursos da União.

Segundo Henrique Pires, os municípios que possuem o plano podem pleitear investimentos do Governo Federal para a realização de obras nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, aquisição de equipamentos, tratamento de resíduos sólidos, construção de banheiros e demais ações na área do saneamento básico.

Ainda de acordo com o presidente da Funasa, alguns prefeitos também, na oportunidade, assinarão a liberação tanto de emendas parlamentares como as emendas da Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

“As emendas parlamentares são do deputado Paes Landim e da senadora Regina Sousa. Conseguimos, com o auxílio do senador Elmano Férrer, a liberação dessas emendas de comissão. As verbas dessas emendas serão usadas para sistema de abastecimento, tratamento de resíduos sólidos, construção de banheiros e melhoria habitacional”, explica.

Um dos municípios contemplados com emendas de comissão é Baixa Grande do Ribeiro, que receberá cerca de R$ 4 milhões para a construção de sistema de abastecimento de água, permitindo que o município tenha 100% de cobertura. “Esse foi o primeiro município a ter obra inaugurada pelo PAC no Brasil. Foram construídas 1.150 ligações de abastecimento e 10 sistemas todas ligações com hidrômetro”, afirma.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais