20 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralSaúde

Fundação se reúne com MPPI para discutir retomada de transplantes no HGV

Em audiência extrajudicial virtual realizada nesta quinta-feira (17), a Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Hospital Getúlio Vargas (HGV), Central Estadual de Transplantes, Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) e Associação dos Pacientes Renais do Piauí (APREPI) se reuniram com representantes da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa da saúde pública, para discutiu o prosseguimento das cirurgias de transplantes de órgãos no HGV.

Durante a reunião, o promotor de justiça Eny Marcos Pontes destacou que por conta da pandemia da Covid-19, houve um grande atraso nas cirurgias de transplante. “Os processos que estavam sendo empreendidos tiveram que ser pausados, então a fila para transplantes está, consequentemente, maior”, disse.

De acordo com a nefrologista do HGV, Celina Miranda, o ambulatório de pré-transplante foi paralisado por orientação do Sistema Nacional de Transplantes e o de pós-transplantes, entretanto, vem funcionando mediante as demandas que surgiam. “Para os pacientes transplantados que tiveram Covid-19 foi disponibilizado otorrinolaringologista específico para esses casos. As internações hospitalares e os transplantes de urgência, aqueles realizados com doador morto, também prosseguiram durante o período pandêmico”, destacou a médica.

Os participantes apresentaram sugestões e fizeram explanações sobre as melhorias que precisam ser levadas em consideração.

A diretora técnica da FEPISERH, Fátima Garcez, destaca que a promotoria de justiça deverá oficiar pedido de explicações sobre algumas demandas pendentes, assim como, informações sobre processos e relatórios sobre medidas e novas diretrizes adotatas pela Fundação para a continuidade dos procedimentos de transplantes no HGV.  “A audiência foi muito proveitosa no sentido de alinharmos dados e providências para a retomadas das cirurgias de transplantes no Hospital Getúlio Vargas, assim como, apresentar aos promotores, relatos de como estamos adquirindo insumos e equipamentos para melhoria dos serviços”, conta Garcez.


Fonte: MPPI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais