26.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Garoto de 11 anos é encontrado dentro de cela em penitenciária no Piauí

Atualizada às 12:50

Agentes penitenciários da Colônia Agrícola Major César Oliveira, localizada na BR-343 entre Teresina e Altos, se depararam com uma situação inusitada no último sábado (30). Eles encontraram uma criança dentro de uma das celas da unidade prisional. O menino, de aproximadamente 11 anos, “foi esquecido” por um adulto durante uma visita.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) informou ao Cidadeverde.com que o menino foi flagrado debaixo da cama de um detento. Foi constatado, de acordo com os agentes, que este preso não tem grau de parentesco com a criança e cumpre pena na unidade prisional por homicídio.

Após ser encontrado pelos agentes, o menino foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina e submetido a exames.

O diretor jurídico do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho, ressalta que falta um espaço adequado para visitação infantil na Colônia Agrícola Major César. Segundo o sindicalista, as visitas na unidade prisional ocorrem na área interna, dentro dos alojamentos.

“É uma situação gravíssima. Essas visitas deveriam ser cadastradas no serviço social da unidade e deveria ser feita sob supervisão dos agentes. Mas não é feita porque o número de agentes penitenciários é insuficiente”, critica Vilobaldo.

A secretaria estadual de Justiça confirmou que o caso ocorreu e a criança estava acompanha dos pais durante a visita. A gerência notou a ausência de uma pessoa na saída dos visitantes e fez uma rápida vistoria, encontrando a criança em uma das celas.

Feita a identificação, o preso, os pais e a criança foram encaminhados à Central de Flagrantes de Teresina, onde prestaram depoimento.

O gerente da Colônia Agrícola Major César, Cleiton Lima, disse que os pais do menino contaram que deixaram a criança de propósito na unidade prisional. “A intenção era de evitar levar o menino para casa e trazer no outro dia, já que domingo também é dia de visita”, conta Lima

Segundo a gerência, foi realizado exame de corpo de delito pelo Instituto Médico Legal na criança, que não constatou nenhum tipo de violência. O preso visitado pelos pais do menino será punido e ficará na ala de triagem.

 

 

Fonte: Izabella Pimentel / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais