23.7 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeral

Geração de energia reduz no Brasil, mas aumenta no Nordeste

A carga de energia (geração) elétrica do Brasil caiu 2,3% em novembro ante o mesmo mês do ano passado, informou nesta quinta-feira (3) o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que atribui a demanda menor à baixa atividade econômica, incluindo endividamento das famílias, alta dos juros e desemprego. Porém, o Norte e o Nordeste, continuam com elevação na demanda, de 6,7% e 3,4%, respectivamente. Segundo o ONS, os números são resultado do impacto menor dos reajustes tarifários sobre essas regiões e de um “ainda menor impacto da conjuntura econômica adversa” sobre a região Nordeste. O operador destacou, no entanto, que a taxa de crescimento da carga verificada no Nordeste em novembro já é inferior às observadas no primeiro semestre.

No Sudeste/Centro-Oeste, a queda de carga foi de 2,7% na comparação anual, enquanto o Sul teve retração de 10,2%. O ONS também citou a elevação das tarifas em 2015, que alterou os padrões de consumo. Neste ano, houve forte despacho de energia térmica, mais cara que a hidrelétrica, diante da seca que atingiu os reservatórios.

 

Do Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais