23.9 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Gestão de Aldo Gil na Saúde de Picos amplia consultas especializadas e exames a serem ofertados a população

Secretário de Saúde de Picos - Aldo Gil.

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através do Secretário de Saúde, Aldo Gil, continua pondo em prática várias ações e serviços visando melhorar e ampliar a saúde para a população picoense. O Secretário, Aldo Gil, realizou  a ampliação da oferta de alguns serviços e exames que entram em vigor a partir deste mês de janeiro. Os novos serviços são: consultas especializadas na área de psiquiatria, ampliação de exames de ressonância magnética, além da novidade, que será a oferta do exame PEATE (Potencial Evocado Auditivo de curta Média e Longa Latência) que é uma novidade na área da fonoaudiologia.

De acordo com o Coordenador Administrativo da SMS, Edivan Sousa, a ampliação dos serviços surgiu a partir da necessidade de algumas demandas serem maiores, como é o caso da psiquiatria. Segundo Edivan, o Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, se mostrou sensível as ampliações e acenou positivamente para a oferta dos novos serviços e exames.

“Picos tem dois CAPS que fazem atendimento à saúde mental, só que esses dois locais não estavam dando conta da demanda que estava tendo na cidade, uma demanda reprimida que não é só de Picos, mas também, da população da macrorregião que vem ser atendido aqui, por isso no meio do ano de 2021 já havíamos aumentado o número de consultas. No início deste ano tivemos uma reunião com o pessoal que cuida da saúde mental do município, onde foi decidido a contratação de uma nova psiquiatra, que além, de atender no dois CAPS, também terá um turno de atendimento no CIEM”, contou o Coordenador.

Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil e Coordenador Administrativo da SMS, Edivan Sousa (Foto: Isael Pereira)

Psiquiatria

A Saúde de Picos pensando no bem-estar da população, vem dando continuidade nos serviços e melhorias a saúde mental do município, a partir deste mês de janeiro, os CAPS AD e CAPS II terão uma nova psiquiatra, a Dr. Géssica Andrade, que é graduada em Medicina pela Faculdade Integral Diferencial – Teresina-PI, e possui residência médica em psiquiatria pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Representantes da SMS se reuniram e planejaram ações em saúde mental para o município (Foto: Arquivo Pessoal)

A profissional que prestará esse serviço a SMS possui atuação em psiquiatria geral e transtornos mentais relacionados ao uso de álcool e outras drogas na (Proad) dentro da Universidade Federal de São Paulo, e experiência em urgências e emergências psiquiátricas no Pronto Socorro da Santa Casa em São Paulo. A profissional reforçará atendimento nos CAPS, e terá um turno de trabalho no CIEM para atender a população de Picos e regiões vizinhas.

Psiquiatra Dr. Géssica Andrade, (Foto: Arquivo Pessoal)

Exame PEATE

A Secretaria de Saúde de Picos, pela primeira vez contará com a oferta do exame PEATE na área de fonoaudiologia. O exame PEATE (Potencial Evocado Auditivo de Curta Média e Longa Latência) é um exame que mede os Potenciais Evocados Auditivos do Tronco Cerebral ou simplesmente BERA (Brainstem Evoked Response Audiometry). Avalia a audição, quando os demais testes audiômetros não são possíveis ou são inconclusivos.

O encaminhamento para os pacientes fazerem o exame PEATE será feito pela Central de marcação do SUS, com solicitação médica de acordo com a necessidade e demanda de cada pessoa.

O exame PEATE será realizado na Clínica partícula Fonoclin – Clínica de Fonoaudiologia Integrada LTDA, com a Dr. Mauriceles Macedo, profissional designada pelo atendimento do procedimento no local.

Dr. Mauriceles Macedo, profissional designada pelo atendimento na Clínica Fonoclin (Foto: Maria Ivonete)

Ampliação de exames de ressonância magnética

O Secretário Municipal de Saúde de Picos, Aldo Gil, assim que assumiu a pasta da Saúde do município, procurou maneiras junto as clínicas prestadoras de serviço ao município para realizar a ampliação na oferta de exames de ressonância magnética, pois a quantidade a qual era ofertada, quando a nova gestão assumiu era insuficiente, devido à grande procura da população.

Logo a Secretaria Municipal de Saúde de Picos procurou ampliar por duas vezes em um ano o número de exames de ressonâncias a serem ofertados a população picoense.

Em janeiro de 2021 a SMS tinha 70 ressonâncias para serem ofertadas a pacientes de 72 municípios da macrorregião de Picos, ou seja, o número era insuficiente. Através da gestão do Secretário Aldo Gil, à frente da Saúde, esse número foi aumentado de 70 para 120, proporcionando uma melhoria na disponibilidade deste serviço.

Contudo, neste mês de janeiro de 2022, a SMS realizou mais uma vez essa ampliação e esse número passou de 120 para 194 ressonâncias a serem realizadas por mês para pacientes de Picos e região, resolvendo assim a demanda de outros exames, relacionados a tomografias, ultrassom, e raio-X.

Fonte: Maria Ivonete / CCOM

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais