29.9 C
Piauí
6 de fevereiro de 2023
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Gestão do prefeito GD promove mutirão contra mosquito Aedes aegypti em Jacobina do Piauí

A ação foi realizada inicialmente no Centro da cidade e no bairro Alto São Pedro.

A Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí, através da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta segunda-feira (26), o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika vírus. As endemias estão em alta em todo o estado e, por isso, ações estão sendo desenvolvidas para controle das arboviroses.

“Nosso município deu início ao mutirão de combate ao Aedes aegypti ontem e seguiu hoje na comunidade Alto de São Pedro. Em breve, mas sem data preestabelecida ainda, iremos para a zona rural, nos povoados Juazeiro do Secundo e Pedra Redonda. Nosso objetivo principal tem sido eliminar os criatórios de larvas, e uma das formas de trabalho é a conscientização da população para que possa combater o mosquito”, destacou o secretário de Saúde, Gilmar Carvalho.

De acordo com o secretário, foram montadas duas equipes, uma que trabalha de forma interna e a outra externa. Ele pontuou de que forma as ações são desenvolvidas.

“A equipe interna atua na conscientização da população e a externa na recolha do lixo nas ruas e terrenos baldios. Essas equipes foram formadas pelo prefeito GD; a primeira-dama Verônica Oliveira; o vice-prefeito Vanderley; o presidente da Câmara, Dedé; os vereadores Sidom e Alex; além dos profissionais de saúde e secretários de Educação e Meio Ambiente”, detalhou o secretário de Saúde.

A ação contou ainda com a participação da primeira dama Verônica Oliveira, do vice-prefeito Vanderlei Carvalho e do presidente da Câmara, vereador Dedé. Além de Crislândia de Sousa Fernandes Silva, coordenadora dos agentes de combate às endemias, que destacou sobre responsabilidade para eliminação dos focos é individual.

“Cada um tem sua responsabilidade e só teremos resultados satisfatórios se toda a população estiver disposta a cumprir com os meios preventivos. O combate ao Aedes aegypti se faz através do combate a proliferação dos mosquitos, da eliminação de criadouros, pois a eliminação é a única maneira de evitar a proliferação. O nosso lema é: ‘Jacobina contra Dengue, Zika e Chikungunya’. Com a colaboração de toda a população jacobinense, juntos venceremos esse grande vilão que é o mosquito. Estamos em busca do melhor, e o melhor está nas mãos de cada um, ou seja, cada um fazendo a sua parte”, frisou.

O prefeito municipal de Jacobina, Gederlânio Oliveira, o GD, tem dado todo o suporte para o combate ao mosquito no município. Ele também tem estado presente nas ações de prevenção e combate, ressaltando sempre a importância das pessoas colaborarem nessa luta contra as arboviroses.

“Estamos em mais um mutirão ‘Jacobina limpa’, como já fizemos nos anos anteriores, trabalhando para eliminar os focos do mosquito. Mas, para isso, precisamos da colaboração da população, pois sem ela não será possível manter nossa cidade limpa e combater o mosquito. Conto com todos vocês para que façam sua parte”, pediu.

Veja fotos do mutirão em Jacobina do Piauí

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais