33.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolíticaSão João do Piauí

Gil Carlos diz que maior desafio de novos prefeitos será o equilíbrio financeiro

O novo presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) será aclamado na manhã desta sexta-feira (06). Gil Carlos Modesto (PT), prefeito de São João do Piauí e candidato único na disputa, afirma que buscará fortalecer a ‘Casa dos Prefeitos’ através de parceria com o Governo do Estado.

“Conseguimos levar nossa mensagem aos 224 municípios com essa ideia de que precisamos fortalecer não só a ‘Casa dos Prefeitos’, mas o movimento municipalista, para que os prefeitos também sejam protagonistas das políticas municipais, estaduais e regionais, somando a APPM às demais federadas do país na política nacional. As soluções para o país passam também pelos prefeitos e municípios”, disse Gil Carlos.

Como meta já estabelecida, o gestor propõe encontros anuais com o executivo estadual para que sejam discutidas políticas de desenvolvimento regional integrando cada município a sua microrregião.

“O governador é entusiasta das políticas de desenvolvimento regional. Precisamos sentar com o executivo estadual e definir uma agenda. Uma das nossas propostas é que, anualmente, o governador se reúna com os prefeitos e todos debatam políticas de desenvolvimento regional para que sejam incluídas no planejamento do orçamento para o ano subsequente. Os prefeitos têm os interesses individuais, mas há que se debater de forma clara, participativa e transparente, as políticas regionais integrando o município com sua microrregião”, propõe o prefeito de São João do Piauí.
Desafios dos atuais gestores

Para Gil Carlos, o maior desafio dos novos gestores será o equilíbrio financeiro.

“O ponto mais difícil é o equilíbrio financeiro que se alcança reduzindo despesas e aumentando receitas com o setor de arrecadação e tributação. Por menor que seja o município, sempre há tributos a serem arrecadados desde os clássicos como ISS e IPTU a outras taxas como licenciamentos e alvarás que podem agregar valores as receitas próprias”, disse o gestor reforçando as orientações aos novos prefeitos.

“Neste início de governo, a maior pressão é com relação a emprego e precisamos ser muito ponderados em relação a isso, ao preenchimento de vagas temporárias, comissionados e gratificações. É preciso ser parcimonioso porque deve-se reduzir o custo fixo da prefeitura através da folha de pagamento”, aconselha.

Congresso das Cidades

Durante entrevista, Gil Carlos elogiou a iniciativa da TV Cidade Verde que promove  o Congresso das Cidades do Piauí. O evento acontece de 13 a 15 de fevereiro de 2017 e é voltado para os gestores municipais.

“É uma iniciativa interessante e formidável em que serão debatidas as experiências, haverá um intercâmbio entre os gestores do Piauí e de outros estados, técnicos com notório saber em administração pública…O momento será importante, principalmente, agora que precisamos de fato encontrar soluções para vencer a crise no país”, finaliza Gil Carlos.


Graciane Sousa / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais