29 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicosPolítica

Gil Paraibano lidera pesquisa de intenção de voto em Picos; veja números

O pré-candidato a prefeito de Picos, empresário Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP), lidera pesquisa de intenção de voto estimulada, com 55,25% de preferência. O segundo colocado é o atual prefeito, padre José Walmir de Lima (PT), pré-candidato à reeleição, com 22% das intenções. A vantagem de Gil Paraibano sobre o segundo colocado é de 33,25 pontos percentuais.

Em seguida, mas distante dos demais pré-candidatos, aparecem os pré-candidatos Gutemberg Rocha (PSDB), com 4,25% da intenção de voto estimulada e Sebastião Nobre Guimarães Júnior, o Júnior Nobre (PSC), que tem 3,75%. Os eleitores que ainda não sabem em quem votar para prefeito são 7% e os que votariam em branco ou nulo somam 7,75%.

Os dados são do Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem), contratada pelo Diretório Estadual do Partido Progressista. O levantamento foi realizado nos dias 11 e 12 de junho com 400 pessoas moradoras e eleitoras de Picos. A margem de erro da pesquisa é de 4,8%, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), sob o protocolo número PI 09438/2016.

PESQUISA ESPONTÂNEA
Gil Paraibano também lidera na pesquisa espontânea com 37,35%. Em segundo lugar aparece o padre Walmir, com 15,25%. Júnior Nobre tem 2,25%, já Gutemberg Rocha e Gilvan Gomes aparecem com 0,5% cada um e o ex-prefeito José Néri com 0,25%. Os indecisos somam 38,5% e os eleitores que escolheram votar em branco ou nulo são 5,5%. Na pesquisa espontânea não é oferecido ao eleitor uma lista com os nomes dos pré-candidatos.

REJEIÇÃO
O prefeito Padre Walmir é o mais rejeitado entre os nomes aferidos pela pesquisa do Instituto Amostragem, onde 41,75% dos entrevistados admitiram que não votariam nele para prefeito de Picos. O índice de rejeição de Gutemberg Rocha é de 19,25% e o de Júnior Nobre é de 18,75%. Gil Paraibano é rejeitado por 13,25%.

Os eleitores que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos somam 10,75%. Já os que não souberam ou preferiram não opinar somaram 5%. O somatório do índice de rejeição ultrapassa 100% porque é permitido que um eleitor rejeite mais de um pré-candidato a prefeito de Picos.

Fonte: Picos40graus

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais