24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Golpistas usam falsos cupons de restaurantes no Piauí para clonar WhatsApp

Foto: Roberta Aline

Criminosos têm usado nomes de restaurantes em Teresina para hackear números de WhatsApp. O delegado Matheus Zanatta, titular da Gerência de Polícia Especializada (GPE), explica que o golpista entra em contato informando que o cliente foi escolhido para ganhar um voucher promocional, espécie de cupom, em um determinado restaurante. Na sequência, o bandido repassa orientações até conseguir acesso ao aplicativo de mensagens da vítima.

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

“Após a ligação, eles pedem que seja informado o número de seis dígitos que chegou via SMS para confirmar o voucher. Quando a pessoa digita o número de seis dígitos, o WhatsApp é clonado”, explica Zanatta. Dessa forma, golpistas passam a entrar em contato com os contatos da vítima solicitando dinheiro emprestado.

Diante do golpe, restaurantes em Teresina têm divulgado informativos e orientação para os clientes.

Foto: Reprodução Instagram

Além de restaurantes, os golpistas também usam nomes de supermercados e outras lojas bastante conhecidas no mercado. Uma pedagoga em Teresina- que prefere não ter o nome revelado- teve o WhatsApp hackeado após efetuar compra pela internet em um supermercado.

“A compra não chegou no prazo informado e não deram satisfação. Entrei no Instagram oficial da rede de supermercados, fiz uma reclamação e fiquei aguardando. Daí um Instagram falso, muito semelhante ao oficial, entrou em contato comigo pedindo para que eu enviasse meu nome completo e número de telefone. Assim eu fiz. Depois pediram para eu digitar o código que mandaram por SMS. Assim que digitei o código, meu celular foi clonado. Não percebi de imediato, só quando as pessoas começaram a me ligar perguntando se eu estava pedindo dinheiro. Usaram meus contatos pra pedir dinheiro ou fazer mais vítimas, assim como fizeram comigo. Foi bastante complicado”, relata a vítima.

A pedagoga relata que, após cair no golpe, mudou de número e mudou senhas de todas as redes sociais.

O delegado Matheus Zanatta orienta que uma das formas de evitar cair no golpe é ativar a verificação em duas etapas.

“Várias pessoas em Teresina já  tiveram o WhatsApp clonado e existem outros restaurantes em Teresina alertando sobre o golpe. Tem que ativar a verificação em duas etapas em todos os aplicativos, não só o WhatsApp, mas Instagram, Facebook, email”, alerta Zanatta.

O delegado acrescenta que jamais devem ser repassados códigos enviados por SMS, nem qualquer outra informação sem confirmação com o setor responsável através dos canais de atendimento.

ORIENTAÇÕES PARA AS VÍTIMAS

REGISTRE A OCORRÊNCIA POLICIAL;

AVISE AOS SEUS CONTATOS E FAMILIARES DA FRAUDE;

ENVIE EMAIL PARA [email protected]. NO ASSUNTO,ESCREVER: PERDIDO/ROUBADO: “POR FAVOR, DESATIVE MINHA CONTA”. NO CORPO DA MENSAGEM COLOCAR O NÚMERO DE TELEFONE COM O CÓDIGO DO PAÍS. EX: + 55 9 9999 9999. A EMPRESA WHATSAPP IRÁ DESATIVAR A CONTA DA VITIMA, QUE SÓ PODERÁ SER UTILIZADA APÓS 7 DIAS.

QUANDO O GOLPISTA TIVER HABILITADO VERIFIAÇÃO EM DUAS ETAPAS, REINSTALE O NÚMERO DO APLICATIVO E DIGITE ERRONEAMENTE CÓDIGOS SUCESSIVOS ATÉ BLOQUEAR A CONTA. APÓS DETERMINADO PERÍODO, O TITULAR RECEBERÁ UM NOVO SMS.

Fonte: Graciane Sousa / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais