29.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Governador adotará ações pra barrar ida do Centro da Chesf para o Ceará

O governador Wellington Dias (PT) classificou nesta quarta-feira (27) como “discriminatório” e “prejudicial” a proposta do governo federal de extinguir o Centro Regional de Operação da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) do Piauí.

A decisão foi comunicada pelo próprio presidente da Chesf, Fábio Lopes, em visita a Teresina. O Centro, que existe no estado há 40 anos, será desativado e transferido para Fortaleza, no Ceará.

Hoje, a pedido  da Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE), o governador recebeu no Palácio de Karnak representantes da categoria nacional e estadual. Os diretores da Frune, Fernando Neves e Mozart Bandeira apresentaram ao governador um dossiê sobre os risco para o Nordeste com a possibilidade de privatização da Chesf.  

“O Piauí é um Estado gerador de energia, somos o terceiro maior gerador de energia solar, o quinto maior gerador de energia eólica, somos geradores de energia hidrelétrica, biomassa e também de termoelétrica, a partir da queima de combustível, ou seja, é necessário, portanto, que a Chesf tenha um centro de operações em atividade para o controle desses polos sistemas de energia”, afirmou o governador.

Wellington Dias afirmou que buscará apoio dos governadores do Nordeste e da bancada federal. 

“Da mesma forma, compreendo, junto com todos os nove governadores do Nordeste, que é muito estratégico para o desenvolvimento da região a Chesf e o Banco do Nordeste, por essa razão defendemos que permaneçam aqui, inclusive, com a capacidade de atuar na economia própria da nossa região”, afirmou. 

O governador lembrou de um apagão de energia causado por um incêndio em Canto do Buriti (município ao sul do Piauí), que resultou na falta de energia no Norte e no Nordeste. Segundo ele, o Centro de Operações da Chesf é o setor responsável para detectar e buscar as soluções para possíveis falhas, como essas, na rede. 

O presidente do Sintepi, Paulo Sampaio, lembrou que o Setor de Operações da Chesf conta com técnicos especializados e capacitados, tendo somente em Teresina 25 profissionais do Centro de Operações, além de suporte de cerca de 200 trabalhadores desse setor distribuídos em todo o Estado. 

 

Fonte: CidadeVerde

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais