30.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

Governador anuncia vestibular em agosto para 52 cidades

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) comemorou na manhã de hoje (28) em solenidade no Palácio de Karnak, os 30 anos de criação. Em sua fala, o governador anunciou a realização de um  um vestibular com vagas na UESPI, UFPI e IFPI para mais 52 municípios que ainda não possuem ensino superior.

“A meta é chegar a pelo menos 130 municípios já com o ciclo completo da graduação. Final de 2017 já queremos chegar nos 224 municípios”, garante.

Durante a solenidade, os ex-governadores Bona Medeiros, Alberto Silva, Freitas Neto e Zé Filho foram homenageados, além do atual governador Wellington Dias (PT). A solenidade contou ainda com a presença do reitor Nouga Batista, da secretária estadual de Educação, Rejane Dias (PT) e o senador Elmano Férrer (PTB).

De acordo com o governador Wellington Dias a UESPI é hoje a responsável pela formação de mais de 100 mil profissionais com curso superior no Piauí. O governador destacou ainda a qualidade dos cursos de Medicina e Direito.

“O Piauí é nota quatro, cinco nas mais diversas áreas. Os profissionais que saem da UESPI são aprovados em concursos e em diversos outros campos que são avaliados. Vamos agora aumentar os investimentos para termos mais qualidade”, garante.

Ele lembrou ainda a manutenção do compromisso que foi firmado com os professores da instituição, no que diz respeito a melhorias salariais e melhores condições de trabalho. “Vamos prosseguir realizando ascensão profissional, realizando concursos para que possamos ter mais mestres e doutores”, disse.

Novos cursos

Entre as novidades anunciadas durante o evento, o governador destacou a intenção de trazer novos cursos para a UESPI, principalmente àqueles voltados para setores como a energia.

“Geologia, por exemplo, área de mecatrônica, área do setor elétrico, energia solar, eólica. Precisamos de mais engenheiros de mineração. Vamos descentralizar novas áreas, como o Turismo”, completa.

Foto: Gabriel Torres/CT

No setor do Turismo, o governador informou que há a necessidade de trabalhar em outras regiões, como Oeiras, no Sul do Piauí. Por fim, ele garantiu que serão aplicados R$ 30 milhões oriundos de um empréstimo junto ao Banco Mundial, e outros R$ 20 milhões oriundos de emendas parlamentares.

Autonomia

Indagado sobre a autonomia da instituição, ele disse que há uma autonomia assim como existe na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Na visão de Wellington Dias, a entrada de cursos profissionalizantes pode ser uma solução.

“A partir dos polos vamos tentar entrar nos 224 municípios. Descentralizar o ensino. Hoje estamos em 32 regiões do Estado, mas queremos um misto de presencial e à distância para abrangermos todo o Piauí”, finalizou.

Capital Teresina

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais