24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Governador diz que é possível dobrar PIB e faz apelo aos prefeitos do Piauí

Ao falar por mais de uma hora aos prefeitos do Piauí, o governador Wellington Dias (PT) convocou os novos gestores para juntos elevarem o PIB (Produto Interno Bruto) no Estado e apontou soluções. Segundo o governador, é possível dobrar o PIB do Estado e afirmou que o país enfrenta uma das piores crises institucionais e financeiras e que a saída é o diálogo entre líderes.

Clique aqui e veja todas as fotos do evento!

Com o tema “O Estado que fomos, que somos e o que poderemos ser”, Wellington Dias iniciou sua fala mostrando os números sobre a expectativa de vida no Piauí. Segundo ele, em 2000 o piauiense vivia em média 66 anos, em 2016 pulou para 72,2 anos e a meta em 2025 é chegar a 75 anos a expectativa de vida no Piauí.

“Entramos no século 21 como um lugar atrasado”, disse o governador para uma plateia que lotou o auditório no Congresso das Cidades.

O governador apresentou os números sobre o Índice de Desenvolvimento Humano que é de 0.4 ainda muito baixo. Sobre educação, que pontuou como prioridade, destacou a evasão escolar e a distorção idade/série como gargalos para serem superados. Nesta área, o governador disse que pretende fazer uma pesquisa em parceria com APPM para detectar os problemas das escolas municipais e trabalharem em parceria.

“Um desafio da educação é cuidar da geração do passado”, disse.

Ele destacou a mediação através da educação tecnológica e informou que educação superior já chega a 135 municípios. Este ano, serão ofertados mais de 10 mil vagas para o vestibular da Universidade Aberta.

Potencial

O governador elencou para os prefeitos quais os potenciais de crescimentos e citou o agronegócio, produção animal, mineração, energia, turismo, extrativismo e comércio. Ele informou que o governo está investindo mais de R$ 6 bilhões em energia renováveis.

Segundo Wellington Dias, o MATOPIBA estima uma safra recorde para este ano.

Aposta na Parceria, Público, Privado

Na opinião do governador, as PPPs são um caminho para acelerar o desenvolvimento nos municípios. Segundo ele, esse modelo está sendo feito nas áreas de abastecimento de água, rodoviária, Ceapi, transporte público e internet.

Dias ressaltou ainda que as parcerias com os municípios podem acontecer nas seguintes áreas:

Mobilidade Urbana
Infraestrutura
Qualidade de vida
Cultura
Saúde
Economia

“Queremos que todas as cidades tenham matadouros públicos, água, habitação, calçamento. Tudo isso melhora a expectativa de vida da população”.

Dias disse ainda que estava confiante que nos próximos 15 anos é possível dobrar o PIB, aumentar a expectativa de vida, que o piauiense tenha como renda seis mil dólares, que é a referência para as entidade mundiais.

Líderes dialogarem

Para o governador o “momento é delicado”, mas acredita que a saída para a crise é a união dos líderes. Ele ressaltou que pela primeira vez na história, o país vive uma crise que atinge todos os poderes.

“Estamos juntos, independente de partidos. Sou parte de uma geração que luta pela qualidade de vida. Não quero sair do Piauí e quero transformar o Piauí desenvolvido e conto com ajuda de vocês”.

 

 

Fonte:CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais