33.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Governador do Piauí diz que proposta de Lira para baixar preço da gasolina não tem base técnica

Governador Wellington Dias - Foto: Jaqueline Rajner

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), diz que a proposta defendida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não resolve o problema do aumento nos preços dos combustíveis no país.

A manifestação de Dias é uma resposta a postagem de Lira em que ele cobra governadores e o Senado Federal pela alta nos preços e afirma que a Câmara fez sua parte ao aprovar a mudança da cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Dias argumenta que o texto aprovado na Câmara, e parado no Senado, foi feito “sem qualquer diálogo ou base técnica”. Segundo ele, o modelo proposto por Lira não resolve o problema e ainda causará, se aprovado, desequilíbrio entre os estados e municípios.

“Basta examinar o tamanho do lucro da Petrobras para saber quem está ganhando nesta falta de entendimento”, afirmou o governador.

No Twitter, Lira citou Dias ao dizer que os governadores miram as eleições ao cobrar do Congresso uma solução para as seguidas altas depois de resistirem a sua proposta de mudança via ICMS.

O governo federal e governadores trocam acusações sobre o aumento nos preços. O governo federal culpa os estados pelo ICMS e os chefes dos executivos estaduais indicam os reajustes da Petrobras como responsáveis.

Os governadores anunciaram na sexta (14) o descongelamento do ICMS, o que pode resultar em novo aumento. A Petrobras, por sua vez, no último dia 11 de janeiro, reajustou o preço da gasolina e do diesel.

Fonte: Folhapress/Fábio Zanini

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais