19 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Governador pede explicações à Equatorial sobre falta de energia na capital e no interior do Piauí

Wellington discute protocolos para reabertura do comércio no Piauí

O governador Wellington Dias (PT) utilizou as redes sociais na tarde deste domingo (03) para anunciar que pediu explicações à Equatorial, concessionária responsável pelo abastecimento de energia no Piauí, sobre as faltas de energia que marcaram os primeiros  dias de 2021 na capital e em municípios do interior do Estado.

“Estou em constante contato com a Equatorial Piauí para tratar sobre a falta de energia em pontos de Teresina e em cidades do interior do nosso estado. Segundo os diretores da empresa, as equipes estão trabalhando fortemente para recuperar as redes de distribuição de energia que foram afetadas pela forte chuva e quedas de árvores”, disse o governador.

Wellington Dias também anunciou que determinou que o Corpo de Bombeiros auxilie a empresa no trabalho de recuperação das redes de distribuição. ” Determinei que nosso Corpo de Bombeiros atue em todas as áreas solicitadas, ajudando no trabalho da empresa e assistindo os cidadãos que necessitarem”, destacou.

A falta de energia teve início ainda na noite da última quinta-feira, 31 de dezembro, quando uma forte chuva foi registrada na capital e em municípios do interior. Em alguns bairros de Teresina, o apagão durou mais de 60 horas, o que motivou protestos de moradores revoltados com a situação.

No início da tarde deste domingo(03), a Equatorial, através de nota, se manifestou afirmando foi restabelecido 100% do fornecimento de energia na capital e que existem apenas situações pontuais de falta de luz.

Nota de Esclarecimento

A Equatorial Piauí esclarece que, conforme compromisso firmado, concluiu o restabelecimento do fornecimento a 100% das ocorrências coletivas registradas em Teresina nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro, após as fortes chuvas, ventos e raios que atingiram a Capital. Tais ocorrências são aquelas cujo mesmo ponto de defeito na rede afeta o fornecimento a mais de um cliente.

A força tarefa realizada pela Distribuidora segue agora tratando os casos isolados e pontuais registrados. Há 82 equipes de atendimento emergencial em campo, sendo 15 de manutenção pesada, e quase 300 colaboradores estão empenhados na recuperação da rede elétrica na capital, trabalhando em tempo integral desde o início das ocorrências.

As fortes chuvas geraram severos danos à rede elétrica. Em toda a capital, há registro de, pelo menos, 280 árvores que caíram sobre a rede. Isso corresponde a 90% das ocorrências coletivas registradas desde o dia 31.

Em função da gravidade dos danos causados ao sistema elétrico, os trabalhos de recuperação tiveram alta complexidade e tempo de recomposição maior.  Diferentemente do atendimento emergencial em condições típicas, nesta situação houve a necessidade de reconstrução da infraestrutura de redes que foram destruídas pelo evento climático registrado.

O fornecimento de energia também foi prejudicado pela alta incidência de raios e objetos metálicos lançados sobre a rede, como placas e outdoors, como registrado no bairro Primavera, na zona norte da capital.

A Equatorial Piauí reforça aos clientes que, caso ainda exista algum problema pontual, registrem solicitação nos canais da Distribuidora. Para atendimento aos clientes, estão disponíveis a Central 0800 086 0800, o site e aplicativo da Equatorial Energia. Também é possível informar falta de energia utilizando a Clara, atendente virtual da Distribuidora que atende pelo número (86) 3228-8200, por mensagem no whatsapp.

Fonte: Natanael Souza / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais