31.4 C
Piauí
5 de abril de 2020
Cidades em Foco
Geral Política

Governador reúne secretários, cobra eficiência e metas para 2020 no Piauí

O governador Wellington Dias (PT) reuniu toda a equipe de secretários para discutir a aplicação do Plano Plurianual aprovado pela Assembleia Legislativa no ano passado. Durante a apresentação, o chefe do Executivo Estadual estabeleceu três eixos de metas que foram estabelecidos como prioridade para todo o ano.

O governo quer que todas as secretarias priorizem a eficiência, obras e as metas da área social.

“Temos metas para todas as áreas que são divididas em três grandes blocos. O primeiro é a área da eficiência administrativa. Outra na área das obras, infraestrutura, ações, equipamentos e a última que são metas sociais. Queremos evoluir na redução da evasão e do abandono da escola. Queremos melhorar  a proficiência e o aprendizado em cada escola. Queremos garantir as condições de evitar repetências. Alcançar as pessoas adultas que precisam melhorar o aprendizado e ter um ofício. Qualificar a educação técnica e superior. São metas para uma área como educação. Assim como vamos ter para a segurança, saúde, reduzir mortalidade infantil e da gestante. Na área da segurança queremos reduzir a parte de roubo, furtos, com um trabalho mais preventivo, naquilo que incomoda mais o cidadão. Tudo focado em homicídios. O objetivo é ter uma eficiência e traçar metas para os próximos anos. Com isso, é possível medir o que falta para melhorar para chegarmos onde queremos”, destacou.

Wellington Dias afirma que os gestores de cada área assumem um contrato com o governo. As metas apresentadas serão levadas para cada secretaria, que terá que atingir as metas até 2020.

“O contrato que o gestor assinar conosco vai celebrar com sua equipe. Isso para garantir que a meta possa ser cumprida em cada unidade. A forma de medição internacional é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). É uma das nossas prioridades. Quero traduzir isso de uma forma didática para  garantir que as metas possam ser alcançadas”, explicou.

Em ano eleitoral, o governador relembrou aos secretários a necessidade de cumprir a legislação.

“O terceiro bloco é que vamos discutir o ano eleitoral. Temos um código eleitoral para todos os gestores. Queremos o cumprimento da legislação eleitoral. Tudo dentro da lei”, destacou.

O secretário de Planejamento, Antônio Neto, falou da importância da gestão conseguir cumprir as metas estabelecidas no PPA.

“O  PPA foi aprovado pela Assembleia. Pactuados com os gestores as prioridades para 2020. Isso para atingir as metas do PPA. A tendência é ter um ano mais positivo do que foi 2019, que foi muito difícil. Do ponto de vista das despesas correntes teremos mais tranquilidade. Acredito que teremos mais facilidade para pagarmos a folha. O foco serão os investimentos. No ano passado foram feitas todas as medidas para que o estado pudesse voltar a investir”, disse.

Fonte: Lídia Brito / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais