24.2 C
Piauí
25 de junho de 2022
Cidades em Foco
Sem categoria

Governador vai ao RJ discutir exploração de gás e petróleo no PI

Nesta quinta-feira (20), o governador Wellington Dias e o secretário da Mineração, Luiz Coêlho, estarão no Rio de Janeiro onde cumprem agenda que visa discutir a utilização de fontes de energia renováveis no processo de industrialização e acompanhar o andamento da pesquisa e exploração de gás e petróleo na Bacia do Parnaíba, no Piauí.

“Essa audiência no Rio de Janeiro tem grande relevância, pois será tratado a questão da Bacia do Parnaíba e traçado o plano de ação ao longo desse semestre e do próximo, juntamente com o governador Welligton Dias e a empresa Ouro Preto, responsável pela exploração”, explica o secretário da Mineração, Luiz Coêlho.

Durante as audiências, o Governo do Estado terá acesso aos cronogramas de pesquisa e investimentos das empresas que visam realizar a extração de materiais energéticos no Piauí. “O principal objetivo será analisar o planejamento e os investimentos que a empresa Ouro Preto tem traçado para dar andamento à exploração, notadamente na região de Floriano, Sul do estado”, acentua o secretário.

Outros assuntos serão tratados na viagem ao Rio de Janeiro, entre eles está a audiência com a Mineradora Piauí Níquel e Terra Cal, para definir o programa de atividades da empresa e a data de início para a busca de níquel no Piauí, além da discussão sobre a utilização da energia solar no auxílio à exploração do minério de ferro no solo piauiense. Durante as reuniões, serão determinadas quais áreas do território estadual estão disponíveis para leilões, objetivando explorações futuras.

A Bacia do Parnaíba está presente nos estados do Piauí e Maranhão, mas quando o assunto é exploração de gás e petróleo, a bacia localizada no Piauí é notável e mais acessível. Segundo estudos técnicos, isso se deve, principalmente, a superficialidade, que facilita a pesquisa e extração.

Agenda Internacional

O Governo do Estado, juntamente com uma comitiva do setor de mineração da Associação Industrial do Piauí e das universidades Federal e Estadual do Piauí, está negociando uma viagem à Alemanha para discutir a apresentação e avaliação do estado, no que diz respeito à energia solar e outras fontes de energias renováveis. A viagem inclui ainda a assinatura de convênios e um estreitamento de relações envolvendo a troca de experiências voltada para a língua alemã e portuguesa.

A viagem está marcada para a segunda quinzena de setembro, aguardando apenas a confirmação das autoridades alemãs.

 

 

Do Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais