24 C
Piauí
18 de maio de 2022
Cidades em Foco
Destaque Educação Geral

Governador Wellington Dias empossa Evandro Alberto a reitor da Uespi

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (14), no auditório da Universidade Estadual do Piauí, Campus Barros Araújo, em Picos, a posse dos professores Evandro Alberto de Sousa e Jesus Abreu, a reitor e vice-reitor, respectivamente, da referida instituição universitária.

Esta é a primeira vez que um reitor é empossado fora do Palácio do Karnak, mas, atendendo ao desejo do atual reitor, formado na Uespi de Picos e filho de Monsenhor Hipólito, pertencente à microrregião da Cidade do Mel, o governador Wellington Dias aceitou o desafio e realizou a solenidade na cidade picoense.

“Fico feliz por estar em Picos e, de modo especial, pela iniciativa de nosso querido reitor Evandro, que tem um amor muito grande pelo Piauí inteiro, mas é claro, sempre aqui pelo seu torrão. Ficamos felizes em poder, na sede em Picos, realizar a vontade daqueles que compõem a nossa Uespi para o mandato na reitoria”, declarou o governador, que também destacou a importância da universidade em seu ensino, a qual recebeu, recentemente, prêmio da Ordem dos Advogados do Brasil por sua qualidade ofertada aos estudantes.

Esteve presente na solenidade o secretário Estadual de Educação, Ellen Gera. Ele destacou a importância que a Uespi tem e a parceria que mantém com a Seduc no desenvolvimento de suas ações.

“Esse é um momento muito importante para a educação de nosso Estado, pois caminharemos juntos com a Uespi. A Seduc e a Uespi caminham juntas em várias ações, em especial na formação dos profissionais da educação do nosso estado. Também temos parceria com a Universidade aberta, onde a Uespi vem com a proposta pedagógica e a Seduc cuida de sua manutenção. Considerando tudo isso, quero apenas parabenizar a Uespi pela conquista e desejar sucesso ao reitor Evandro Alberto”, falou.

A diretora da Uespi de Picos, Mariluska Macêdo, destacou a trajetória do reitor Evandro e frisou o privilégio em ver sua posse no Campus Barros de Araújo, onde o mesmo iniciou sua caminhada.

“É um prazer imenso ver aquele que foi professor, coordenador e diretor aqui em Picos sendo empossado como reitor do Estado. Vê-lo galgando esse patamar nos traz prestígio, pois mostra que nossas raízes podem galgar e vivenciar, podem construir e reconstruir uma educação melhor. Nós confiamos no professor Evandro e é um privilégio ele receber essa faixa de recondução aqui no campus de Picos. É muito prestígio para a gente”, disse ela.

O atual reitor da Uespi, pelo segundo mandato, o professor Evandro Alberto, frisou que o compromisso para com a comunidade uespiana agora dobra. Ele ressaltou sua origem e a importância de lutar pelos sonhos.

“O compromisso agora dobra, principalmente porque precisamos ter esse desprendimento em saber que muitas vidas dependem de nós, da Universidade Estadual do Piauí. Vivo aqui um misto de alegria em saber que qualquer um pode se dedicar e chegar a um posto mais alto na sociedade. Sou filho de agricultores, oriundo da zona rural. Nasci no município de Picos, mas tive minha convivência na zona rural de Monsenhor Hipólito. Assumi a Uespi em 2002 como professor, depois coordenador, professor efetivo, diretor, vice-reitor, completei o mandato do professor Nouga e agora fui eleito reitor e isso representa muito. É por isso que nós trouxemos para Picos esse ato de nomeação. Aqui tive a maior aceitação democrática de todas as eleições para reitoria da Uespi. Por onde vou, relato minhas origens e isso não me envaidece, apenas dobra o meu compromisso para trabalhar”, declarou.

Evandro Alberto pontuou seus objetivos para melhoria da Universidade Estadual do Piauí durante seu mandato.

“Precisamos melhorar as condições de trabalho para nossos professores e técnicos, ampliar a assistência estudantil, ampliar o campus de Picos, assim como de toda a universidade em nossas 18 unidades. Iremos inaugurar o campus de Oeiras em nossa gestão e estamos melhorando a nossa estrutura, e seguiremos firmes para modernizar, acolher nosso estudante e melhorar as condições de nossos profissionais”, disse.

Fizeram parte da mesa de honra, além do Governador Wellington Dias, da diretora Mariluska Macêdo e dos dois empossados, a ex-vice reitora da Uespi, Roseneide Candeia de Araújo; o ex-reitor Nouga Cardoso; os deputados Merlong Solano, Francisco Costa, Pablo Santos, Georgiano Neto, Mainha, Zé Santana; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Eufrásio Filho; vic-presidente do Tribunal de Contas, Kleber Eulálio; secretário da Fazenda, Rafael Fonteles; o presidente da Câmara de Picos, Francisco das chagas; o prefeito Naerton Moura, representando a APPM; Gilmara Pessoa, defensora pública; Cássio Luz, representante da OAB subseção de Picos; Viviane Moura, superintendente de parcerias e concessões do Piauí; Leonardo Nogueira, diretor geral do Emater; e Raimundo de Sá Filho, diretor da Faculdade R.Sá.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais