25.2 C
Piauí
28 de novembro de 2020
Cidades em Foco
Geral Piauí

Governador Wellington Dias visita Hospital Regional Justino Luz e entrega leitos de UTI e reforma de alas

Wellington Dias (PT), governador do Piauí — Foto: Reprodução/YouTube Governo do Estado do Piauí

O hospital Regional Justino Luz receberá, nesta sexta-feira (30), a visita do governador Wellington Dias. Na ocasião, o chefe do executivo estadual fará a entrega de 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de duas novas alas, reformadas e climatizadas. Localizado na cidade de Picos, o HRJL atende, atualmente, mais de 600 mil habitantes em 42 municípios das regiões do Vale do Guaribas, Sambito e Canindé e realiza uma média de 7 mil atendimentos por mês através do sistema único de saúde (SUS).

O hospital é administrado pela Fundação de Serviços Hospitalares do Piauí (FEPISERH) e foi selecionado pelo Centro de Operações Emergenciais do Piauí (COE–PI) como um dos hospitais de referência para o enfrentamento ao coronavírus no interior do estado.

Através da Fundação e o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o governo do estado investiu ainda mais na estruturação do Justino Luz, oferecendo condições para enfrentamento da pandemia da Covid-19 na macrorregião de Picos. Tais investimentos se deram tanto na sua estrutura física e de equipamentos, quanto de pessoal, no que se refere à capacitação e treinamento dos profissionais para o atendimento a todos os pacientes que necessitassem dos serviços do hospital.

“Assim, de forma contínua, estão sendo implementadas uma série de melhorias na unidade hospitalar, que vão desde a ampliação dos leitos de UTI, passando pela aquisição e instalação de novos equipamentos e também a capacitação de pessoal, melhorias que visam incrementar, modernizar os setores e otimizar seus atendimentos”, diz Pablo Santos, presidente da FEPISERH.

Atualmente, o Hospital Justino Luz conta com 20 leitos de UTI exclusivos na área destinada para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 10 leitos para atendimento de pacientes normais e 35 leitos clínicos na enfermaria SRAG. Também foram instalados novos equipamentos hospitalares, como monitores, ventiladores, capinógrafo, camas hospitalares elétricas; aquisição de veículo para transporte de pacientes; incremento do parque tecnológico e laboratorial; aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dentre outras melhorias que fazem parte dos investimentos realizados. Outra prioridade da direção da Fepiserh e do Justino Luz foram os investimentos na capacitação das equipes de profissionais atuantes na unidade hospitalar, com melhoria nos fluxos de atendimentos e no protocolo de uso das medicações.

“Todas estas ações foram decisivas para o êxito na recuperação dos pacientes acometidos com a covid-19 e continuaremos investindo em melhorias, sem medir esforços, para contribuir na qualidade dos serviços prestados, evidenciando que a unidade hospitalar se encontra apta a proporcionar o atendimento necessário às demandas da população”, destaca o presidente da Fundação, Dr. Pablo Santos.

Reconhecimento internacional

As ações implementadas pela Fundação Hospitalar com o apoio do governo do estado e da SESAPI também elevaram o Justino Luz a um nível de atendimento e qualidade na prestação de serviços para além dos casos de coronavírus.

Hoje, o Hospital também é referência internacional por ter sido contemplado com o certificado “Ready Hospital Awarded to 2020” entregue pelo Instituto Angel e pelo laboratório Boehringer Ingelheim em reconhecimento à qualidade do atendimento a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC). A premiação aconteceu no último dia 23 de setembro e torna o Justino Luz o primeiro no estado a receber esse reconhecimento e se tornar referência no tratamento de AVC.

“Estamos sempre investindo na estruturação do hospital, capacitação dos colaboradores e segurança no ambiente hospitalar para garantir um acolhimento com resolutividade. Esse êxito que o hospital conquistou é uma vitória para a saúde do Piauí, assim como para os colaboradores da casa. Nossas equipes estão de parabéns pela dedicação e compromisso em oferecer serviços de forma eficiente para toda população de Picos e região”, avalia Pablo Santos, presidente da Fepiserh.

Fonte: Ascom Fepiserh

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais