24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Governadores pedem liberação de testes com medicamentos contra a covid-19

Governador Wellington Dias - Foto: Ascom/Consórcio Nordeste

O Fórum dos Governadores do Brasil enviou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, solicitando a conclusão da análise, pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), do pedido de autorização para a realização de testes clínicos com medicamentos contra a covid-19. O documento é assinado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador da temática de vacina e enfrentamento à Covid do Fórum.

“Os governadores dos entes federados brasileiros, visando a contribuir para o enfrentamento e a superação da atual pandemia, dirigem-se a vossa excelência, a fim de salientar a importância da conclusão da análise, pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), o mais rapidamente possível, do pedido de autorização para a realização de testes clínicos com medicamentos contra a covid-19”, diz o documento.

De acordo com o ofício, os medicamentos são produzidos pelas farmacêuticas Pfizer e Astrazeneca. Os governadores pedem ainda a permissão para uso emergencial no país desses fármacos.

“Os quais, após aprovados, serão fundamentais para ampliar as opções disponíveis de tratamento da doença, a exemplo das experiências positivas observadas em outros países”, destaca o ofício.

Na semana passada, a Pfizer divulgou os resultados de um estudo que confirmam a eficácia do antiviral Paxlovid no tratamento da covid-19. Segundo comunicado, os testes indicaram que a pílula produzida pela farmacêutica reduziu em 89% o risco de internação ou morte em decorrência da doença entre os adultos mais vulneráveis ao vírus. A pesquisa de fase 2/3 que avaliou a eficiência do medicamento teve a participação de 2.246 adultos.

Um outro estudo forneceu sinais de que o medicamento pode ajudar pessoas com baixo risco de desenvolver casos graves de covid-19, como indivíduos vacinados que acabam adoecendo. Na análise inicial, o Paxlovid diminuiu o risco de hospitalização e morte em 70% em adultos com essas características, embora não tenha conseguido reduzir ou resolver seus sintomas após quatro dias.

Na tarde desta quarta, a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora americana equivalente à Anvisa, autorizou o uso emergencial do tratamento oral da Pfizer contra covid-19. A recomendação de administração do Paxlovid é para pacientes adultos e pediátricos (maiores de 12 anos com ao menos 40kg) com covid que tenham alto risco de desenvolver quadros graves da doença.

Hérlon Moraes (com informações da Folhapress)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais