26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Governadores provam que alta dos combustíveis não é culpa do ICMS, diz Wellington Dias

Governador do Piauí, Wellington Dias (PT) — Foto: Divulgação /Governo do Piauí

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesse sábado (15) que os governadores provaram que a alta no preço dos combustíveis no país não é culpa dos estados, mas sim, da forma com a qual o Governo Federal administra a Petrobrás.

“Primeiro pelo descaso em que ali atrás se dizia a todo instante que o preço dos combustíveis era o preço do ICMS aplicado pelo estado, provamos que não”, afirmou o petista.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estava congelado desde do mês de novembro de 2021, mesmo assim, conforme destacou Wellington Dias, o preço de combustíveis como a gasolina voltou a registrar alta durante esse período.

Na sexta-feira (14), a maior parte dos estados, incluindo o Piauí, decidiu encerrar o congelamento do preço usado como base para o cálculo do ICMS sobre combustíveis. Assim, a partir de 1º de fevereiro, esse valor poderá sofrer variações novamente.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) havia atribuído em diversas ocasiões aos estados a responsabilidade pelas sucessivas altas no preço dos combustíveis. No mês de agosto de 2021, por exemplo, ele disse em entrevista que o aumento no preço do combustível seria devido a “ganância por parte de muitos governadores”.

Wellington Dias ainda explicou o motivo pelo qual os governadores decidiram não prorrogar o congelamento do ICMS. Ele também voltou a cobrar um fundo de equalização dos combustíveis e defendeu que Senado aprove a reforma tributária, que tem o apoio da maioria dos governadores.

“O objetivo da trégua era chegar a um entendimento para a reforma tributária, por outro lado a Petrobrás seguiu dando reajustes e mais reajustes ao combustível, então, se o objetivo era encontrar uma solução e as portas foram fechadas, é claro, o fórum dos governadores reagiu dizendo que não é possível, porque estamos abrindo mão de receitas de ações para nosso povo”, frisou.

Fonte: Paula Sampaio  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais