27.2 C
Piauí
22 de setembro de 2019
Cidades em Foco
Geral Política

Governadores querem criar a Universidade Aberta e farão compra coletiva de remédios

Os governadores do Nordeste se reúnem nesta quarta-feira (21) em Teresina e vão discutir a criação da Universidade Aberta para os nove estados e o lançamento de um edital de compra coletiva para medicamentos.  

O evento inicia às 14h, no Blue Tree Towers Rio Poty. O objetivo é estabelecer uma maior cooperação política, econômica e social para alavancar o crescimento da região.

No encontro serão debatidas pautas sobre educação e a mediação tecnológica para a criação da Universidade Aberta do Nordeste, além da missão especial com União Europeia. 

De acordo com o governador Wellington Dias (PT) também será debatida a criação de uma rede de inteligência para combater o tráfico de armas no nordeste.  

“A expectativa é que o trabalho em conjunto possa reduzir os índices de violência. Essa integração é uma forma de aumentar a eficácia dos nossos serviços de segurança e inteligência”, disse Wellington Dias.

Para o governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa, o grupo foca em melhorar a gestão pública e os investimentos na região. “Nosso objetivo é fazer o nordeste avançar, unir a região para trazer desenvolvimento. Nosso intuito é concentrar nossa energia em ajudar o país a crescer em paz, gerar mais emprego e trazer qualidade de vida para nosso povo. No encontro do dia 21 pretendemos avançar em nossas pautas”, afirmou o governador baiano.

Compra compartilhada

No encontro será discutindo o lançamento de um edital coletivo para a compra de medicamentos para os nove estados. É uma licitação de ordem de R$ 2 bilhões. 

“Já foram trocadas as opiniões das equipes técnicas e amanhã deve ser objeto de análise dos governadores que aprovando iniciará o processo de licitação. São medicamentos da farmácia básica e vai reduzir o preço unitário de cada medicamento”, informou o secretário de Governo, Osmar Júnior.

Abertura de escritório na China

Os governadores vão abrir um escritório do consórcio na China para atrair investimentos para o nordeste.

Agenda de visita a França

Em novembro, os governadores estarão com agenda na Europa. Terá reunião na França para se reunirem com investidores europeus. 
“Nesta reunião será apresentado um mapa de oportunidades de investimentos para o Nordeste, que será elaborado conjuntamente dentro do consórcio”, disse Osmar Júnior. 

 

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Padre Francisco Feitosa pede renuncia do ofício de pároco de Pio IX

Junior Oliveira

Estudante é morta a pedradas por não aceitar namorar com ex-cunhado na região de Picos

Junior Oliveira

Municípios da região de Picos devem reduzir consumo de água

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais