30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeral

Governo autoriza reajuste de 12,5% no valor dos remédios

A partir de amanhã (1º), o preço dos remédios poderão subir até 12,5%. O governo fixou nesse percentual o reajuste máximo permitido aos fabricantes na definição dos preços dos medicamentos. A decisão já foi publicada no Diário Oficial da União. Mais de 9 mil medicamentos que têm preços controlados pelo governo ficarão mais caros, dentro da faixa única de reajuste.

Em 2015, o reajuste máximo autorizado foi de 7,7%. Em 2014, o reajuste foi de 5,68%. O percentual foi maior para compensar a inflação do período e também os custos provocados pela alta do dólar e pelo aumento da tarifa de energia elétrica.  A associação que representa dos laboratórios, Interfarma, informou que é a primeira vez que o governo autoriza um reajuste acima da inflação do IPCA.

A Proteste Associação de Consumidores dá algumas dicas para economizar na compra de medicamentos:

– Pesquise em diferentes redes, há diferenças mesmo dentro da mesma rede, de uma loja para outra.
– Consulte seu médico sobre a possibilidade de usar a versão genérica do medicamento e peça para o médico receitar o medicamento pelo nome do princípio ativo e não pelo nome de marca.
– Consulte o médico sobre a possibilidade de utilizar medicamentos que constam da lista do Programa Farmácia Popular, que oferece remédios gratuitos e com preços até 90% mais baratos.
– Para quem tem doença crônica, o ideal é aderir a programas de fidelização de laboratórios. A adesão é feita pelo site das empresas ou por um telefone 0800, identificado nos rótulos dos produtos. Dependendo do medicamento, os descontos chegam até 70%.

 

Do Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais