26.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

Governo do PI lançará editais de bolsas para pesquisas

O governo do Estado do Piauí está disponibilizando recursos no valor R$ 248 mil para o desenvolvimento de pesquisa entre cinco instituições: UESPI, UFPI, IFPI, CEPRO e FATEPI. O termo de cooperação entre as instituições de ensino superior foi assinado na manhã desta terça-feira (6) por representantes das instuições e o governador Wellington Dias (PT) em solenidade realizada no Palácio de Karnak.

De acordo com o presidente da Fundação de Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí – Cepro, Antônio José Medeiros, o foco do investimento é o pagamento de bolsas para os pesquisadores. “Já vamos lançar editais temáticos nos próximos dias para incentivar e ampliar as pesquisas em áreas específicas com agricultura familiar, energias renováveis e demandas turísticas como no Parque Serra das Confusões e o Delta do Parnaíba”.

José Medeiros ressaltou ainda que o termo reforça a valorização de alunos e preofessores no Piauí.

Ainda de acordo com ele, os editais serão lançados nos próximos dias pelas instiuições de ensino e todas as regras para a conquista das bolsas estarão disponíveis no edital.

O governador Wellington Dias disse que o programa serve para aperfeiçoar diversas áreas no Estado. “O Governo precisa se aproximar ainda mais do setor de produção e pesquisa, e a necessidade de trabalhar o presente. Esses editais com os polos de pesquisa aperfeiçoarão o que temos de maior destaque, como a energia eólica e solar. A pesquisa é importante na formação de pessoas e no desenvolvimento econômico do próprio Estado, acrescentou Wellington.
Durante a solenidade, o governador disse que as pesquisas também ajudam no desenvolvimento das Câmaras Setoriais, que terão um fundo destinado para o incentivo a produção acadêmica.
Carliene Carpaso (Flash) / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais