26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeral

Governo do PI segue com ‘alerta ligado’ mesmo com empréstimo, diz gestor

Em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (28), o secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, admitiu que o empréstimo feito junto à Caixa Econômica Federal traz um alívio para as contas do Governo do Estado, mas não significa que as medidas de contenção de despesas e busca por novas receitas possam ser deixadas de lado. O gestor avalia que a crise econômica tem sido afetada por fatos políticos, o que dificulta a recuperação da economia.

“Há um alívio, sim. Mas continua o desafio dessa gestão de atravessar a crise”, disse o secretário, ao explicar que os R$ 600 milhões o contrato de empréstimo serão usados em obras de infraestrutura. Como o Estado usava parte dos recursos para evitar que obras fossem paralisadas, esse dinheiro poderá ser revertido para outras ações, como o pagamento da folha salarial dos servidores públicos.

“Continua o alerta ligado no contingenciamento de despesas, na contenção de gastos e na busca alternativa de receitas (…) Continuamos com o alerta ligado”, acrescentou Fonteles.

O secretário citou que o fundo de participação dos estados cresceu 9% em maio, mas apresentou queda nominal de 2% no mês seguinte. Para ele, as investigações que envolvem o presidente Michel Temer tornam ainda mais instável o quadro político, o que afeta o cenário econômico e faz o Governo do Estado redobrar os cuidados. “O fato é que nós estamos trabalhando sem estar esperando soluções”.

Foto: Wilson Filho/Cidade Verde

Os recursos do empréstimos serão empregados em obras de mobilidade urbana, como rodovias, e saneamento, caso da Adutora do Litoral. A primeira metade dos recursos deve ser disponibilizada já na próxima semana. Entre as obras, estão inseridas também a Transcerrados, a terceira etapa da ZPE de Parnaíba e o elevado da avenida Miguel Rosa, na Tabuleta, que tinha 80% do seu valor assegurado e agora conta com todos os recursos para ser concluído.

 

Fonte: Fábio Lima / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais