18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Governo do Piauí baixa decreto e determina redução de despesas em até 30%

O governador Wellington Dias (PT) baixou decreto de contingenciamento orçamentário e financeiro na administração pública do Piauí. A medida visa conter gastos em, no mínimo, 10% nas despesas essenciais. Em outros casos, os percentuais são maiores e chegam a 30%.

A redução em 10% nas despesas essenciais, pelo previsto no decreto publicado no Diário Oficial da última terça-feira (28), inclui gastos com energia elétrica, telefonia, internet, locação de imóveis, correspondências e serviços bancários.

Para despesas contratuais obrigatórias, como mão de obra terceirizada, locação de veículos e compra de combustível, o corte é de 20%.

Nos casos de despesas contratuais discricionárias, como consultorias, passagens aéreas, realização e participação de eventos, cuja redução não implique em diminuição relevante na qualidade dos serviços prestados, o decreto determina redução é ainda maior: 25%.

Os gastos com despesas não contratuais discricionárias, como diárias e suprimentos de fundos, também deverão ser reduzidos em pelo menos 30%.

A determinação do Governo para as despesas essenciais é que os órgãos adotem “rotinas que contribuam para a redução dos gastos”.

O decreto dá prazo de 60 dias para que as despesas contratuais recebam aditivos com mudança no valor dos contratos. Se a redução não ocorrer, a Secretaria da Fazenda poderá fazer parecer técnico recomendando a não renovação do contrato.

Outra medida do Governo foi suspender a participação de órgãos do Estado na realização de shows artísticos e eventos culturais, exceto quando os recursos forem de emendas parlamentares.

Erro no decreto
O decreto publicado no Diário Oficial do Piauí apresenta divergência nos valores apresentado nos numerais e no que aparece em seguida por extenso. Procurado pelo Cidadeverde.com, o Governo do Estado informou que os valores errados estão apresentados por extenso. O decreto será republicado em outra data com os valores corretos, que são os constantes nesta reportagem.

Veja o decreto na íntegra:

 

 

Fonte: Fábio Lima / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais