24.1 C
Jacobina do Piauí
19 de março de 2024
Cidades em Foco
EntretenimentoGeralPolítica

Governo do Piauí lança pacote para turismo com isenção de ICMS e plano de ação

O governo vai conceder a isenção de 0,3% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para empresas que patrocinarem ou incentivarem projetos de fomento ao turismo no Piauí.

Segundo o secretário Estadual de Turismo, Pablo Santos (MDB), a ação terá um impacto de R$ 600 milhões e permitirá a viabilidade para ações de infraestrutura, manutenção de espaços, eventos, novos cursos, pesquisas e projetos de inovação e tecnologia.

“Inicialmente, o governador achou por bem começar com 0,3% de isenção de ICMS, que corresponde, em média a R$ 6 milhões. Vamos abrir editais públicos para que as pessoas possam participar sem distinção, qualquer pessoa. Não é o deputado Pablo quem vai determinar se é a pessoa A ou empresa B, é o Conselho Estadual de Turismo,”, destacou.

Segundo o secretário, o início da previsão do edital está previsto para o começo do segundo semestre. A análise das propostas será feita pelo Conselho Estadual do Turismo, que é composto por 11 instituições governamentais e 11 instituições governamentais

Na solenidade, também foi lançado o programa “Aqui Tem Turismo”. Ainda foram apresentados projetos que englobam o Sistema Estadual de Turismo, criado por lei do deputado Henrique Pires (MDB) e formado por 11 entidades não-governamentais.

Segundo o secretário Pablo Santos, entre os projetos que integram o sistema Observatório de Inteligência Turística do Piauí.
A plataforma terá a missão de reunir e divulgar dados sobre essa área no estado.

Também foi anunciada a criação de um plano de marketing, o projeto Turismo Criativo, que será desenvolvido em comunidades que possuem forte potencial turístico, ressaltando o trabalho do pequeno empreendedor. Além do Artesanato Piauí, o Qualifica Turismo, em parceria com a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) e o Turismo Escolar, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O governador Rafael Fonteles (PT) destacou que não é possível fazer turismo no “achismo”. Ele destacou que as ações anunciadas organizam e sistematizam as ações para a área, criando um arcabouço para desenvolver essa atividade econômica no estado. Ele também destacou a criação do Sistema Estadual do Turismo e pediu que a lei seja continuamente observada para não “virar um pedaço de papel”.

“Todas as áreas, as políticas públicas, antes de começar a execução, estamos apresentando o que vamos fazer. Nos últimos cinco meses fizemos muitas solenidades como essas, demonstrando que temos planejamento. Não é da noite para o dia que vamos virar uma Veneza da vida, mas fazendo como estamos fazendo aqui, que é buscando os melhores profissionais, em alguns anos vamos ter orgulho do turismo”, disse o governador.

Fonte:  Paula Sampaio / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais