34.1 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Governo do Piauí realiza reuniões em 84 municípios sobre aquisição de alimentos

A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), está realizando uma rodada de reuniões em 84 municípios de onze 11 Territórios do Desenvolvimento. O objetivo é apresentar a nova proposta do programa para o ano de 2019/2020.

Representam a SAF nesta ação, o coordenador do PAA, Durval Gomes; a gerente do PAA, Jirles Machado; a técnica Lúcia Monteiro, o técnico Moisés Soares da Silva e a auxiliar técnica Maria do Socorro Pereira. O programa é realizado em parceria com as secretarias municipais de Agricultura, prefeituras, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

O técnico do Emater, Roberval Silva, explica que a integração entre as entidades é muito importante. “O trabalho que nós realizamos com os municípios faz parte da parceria entre as prefeituras, sindicatos e secretarias municipais de agricultura. Acompanhamos todo o processo desde a produção até o plantio e a distribuição, para famílias carentes devidamente cadastradas no programa” ressaltou.

Até agora, foram realizadas reuniões em 84 municípios de onze 11 territórios atendidos pelo programa. O PAA é uma política pública que contribui para o fortalecimento da organização e da produção local, garantindo melhoria de vida às famílias.

A secretária de Assistência Social do município de Miguel Alves, Sônia Maria explica a existência de critérios para o recebimento dos alimentos. “Realizamos o acompanhamento das famílias e fazemos a entrega dos alimentos. Para receber os produtos, é preciso comprovar que possui renda baixa e que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Só depois, realizamos o cadastro dessas famílias e fazemos a entrega dos alimentos que são recebidos pelo Cras”, descreve.

O coordenador do PAA, Durval Gomes, informou que esta é a etapa conclusiva do programa. “Essa é a segunda fase do processo, os municípios que foram cadastrados e selecionados irão iniciar a entrega dos produtos agora no mês de novembro de 2019 até fevereiro de 2020”, declarou.

A coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens, Maria Gonçalves, destacou a importância do programa para os agricultores. “Para nós do movimento e para os agricultores e agricultoras, o PAA é uma política de extrema importância pois valoriza a agricultura familiar e permite que os agricultores tenham um aumento na renda. É nosso papel enquanto coordenação organizar e capacitar essas famílias, fazer uma assessoria técnica para que elas posam produzir melhor e ter mais produtos para entrega”, explicou.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais