31.3 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralSaúde

Governo do Piauí transfere administração de seis hospitais para Fundação Hospitalar

O governador Wellington Dias transferiu a administração de seis unidades de saúde situadas na capital e interior do Piauí para a Fundação de Serviços Hospitalares. A assinatura do contrato ocorreu ontem (11).

Inicialmente, os hospitais a serem transferidos para a nova administração serão: o Hospital Getúlio Vargas, Hospital Infantil Lucídio Portela, Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, além dos hospitais de Picos, Piripiri e São Raimundo Nonato.

A mudança de administração permitirá permitindo à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), uma dedicação maior à aplicação de políticas públicas de saúde no Estado.

O contrato foi assinado pelo governador Wellington Dias, o presidente da Fundação Hospitalar do Piauí, Pablo Santos, e o secretário da Saúde, Florentino Neto.

Para o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, não é apenas uma transferência de obrigações e serviços da Sesapi para a Fundação.

“Não é simplesmente uma transferência de obrigações. Essa fundação será periodicamente avaliada, há metas qualitativas e quantitativas a serem atingidas, indicadores avaliados e, posteriormente, com o resultado da avaliação, a tendência é que descentralizemos outros hospitais”, explicou o secretário.


Assinatura do contrato de transferência de hospitais para Fundação Hospitalar (Fotos: Jorge Bastos)

A Fundação de Serviços Hospitalares é uma entidade com personalidade jurídica própria, voltada exclusivamente para administração hospitalar. A mudança implica no alcance de metas de desempenho estabelecidas pela Sesapi.

Wellington Dias ressaltou que a administração, por meio da Fundação, implica em redução de custo.

“Pela legislação brasileira, uma fundação credenciada ao Ministério da Saúde tem uma redução nos encargos. Agora, o secretário Florentino pode cuidar de forma mais planejada de toda a política de saúde, enquanto Pablo Santos cuidará da rede hospitalar”, ponderou o governador.

FONTE: Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais