26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Governo do Piauí veta projeto que reconhece advocacia como atividade de risco

B. Sá - Foto: Ascom/Alepi

O governo do estado vetou totalmente o projeto de lei ordinária n º 34/22 de autoria do deputado estadual B. Sá (Progressista). O projeto “RECONHECE O RISCO DA ATIVIDADE PROFISSIONAL E A NECESSIDADE DE DEFESA E PROTEÇÃO AO ADVOGADO REGULARMENTE INSCRITO NA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SECCIONAL PIAUÍ- OAB/PI.”

A proposta apresentada pelo deputado permitiria o porte de arma para os advogados inscritos na OAB/PI mediante atender os requisitos estabelecidos em lei. ” O interessado tem que fazer curso de preparação para saber se tem condições psicológicas de manusear uma arma. Essa lei não é uma liberação para o porte de arma até porque quem dá essa liberação é a legislação federal em cima dos critérios estabelecidos em lei. Esse trabalho é feito pela policia federal. O que fizemos aqui foi o reconhecimento da advocacia como atividade de risco. Não sancionar a lei é um direito da governadora”, disse o parlamentar autor da proposição.

Na justificativa, B. Sá apresenta legislações que garantem esse direito a magistrados e membros do Ministério Público e iguala os riscos que a advocacia passa aos que esses profissionais vivenciam.  O parlamentar cita ainda casos de advogados vítimas ou que sofreram ameaças de violência no Piauí.

O veto está na pauta da CCJ – Comissão de constituição e justiça e tem como relator o deputado estadual Severo Eulálio (MDB).

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais