33.2 C
Piauí
14 de maio de 2021
Cidades em Foco
Geral Jaicós

Governo estuda projeto para Jaicós e mais 29 cidades do Piauí que sofrem com a seca

Cidade de Jaicós - Foto: Cidades em Foco

O Governo do Piauí estuda a criação de projetos de segurança hídrica para garantir o abastecimento ininterrupto d’água aos municípios piauienses, principalmente daqueles que sofrem com a estiagem; pelo menos 30 cidades devem ser beneficiadas. O período chuvoso em 2021, segundo a Defesa Civil Estadual, não foi suficiente para encher os reservatórios em parte das cidades da região semiárida.

Na segunda-feira (3), o governador Wellington Dias analisou em reunião com o secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto Nunes, e o superintendente da pasta, Rodrigo Martins, as propostas de projetos de segurança hídrica para inclusão no PRO Água.

“O objetivo é garantir o seguimento de obras em andamento para completar segurança hídrica com água potável, de qualidade. Além disso, incluir novas alternativas”, diz o governador.

O PRO Água está em estudos. Esse projeto “busca solucionar o problema da escassez hídrica”, diz o Governo.

“Entre as obras possíveis, estão previstas barragens em áreas elevadas para distribuição de água por gravidade. Outra opção são os sistemas de baterias de poços. O programa deve oferecer alternativas de abastecimento permanente para mais de 30 municípios que convivem com a estiagem, entre eles Caracol, Jaicós, São Braz do Piauí e Fartura do Piauí”, destaca o Poder Executivo Estadual.

Devido o baixo acúmulo de água nos reservatórios, a Defesa Civil Estadual monitora as regiões que necessitarão de abastecimento com caminhões-pipa. “Buscamos encontrar, em cada município, a alternativa mais viável do ponto de vista econômico e que permita segurança para que a população seja abastecida”, acrescenta o governador.

com informações do Governo do Piauí

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais