30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Governo faz alerta: “o Piauí pode perder 263 vidas em menos de 30 dias”

Coronavírus - Foto: Divulgação CCOM

“O Piauí pode perder 263 vidas em menos de 30 dias”, prevê o Governo do Piauí ao analisar o aumento do número de mortes pela Covid-19 no estado. Em postagem de alerta, na sexta (05), o Governo do Estado destaca que a “pandemia não acabou” e pede que os moradores continuem adotando os cuidados necessários para evitar a infecção e a transmissão do novo coronavírus.

Em dezembro de 2020, o Piauí fechou o mês com 206 mortes. Em janeiro de 2021, o número de mortes ultrapassou o mês anterior: foram 225 óbitos em decorrência da Covid-19.

Nos cinco primeiros dias de fevereiro, 47 pessoas não resistiram às complicações da doença e morreram.  “No ritmo que estamos, fevereiro pode somar aproximadamente 263 óbitos no Piauí”, diz a postagem.

Para tentar conter o aumento no número de casos, o Governo do Estado decretou medidas mais restritivas, que devem ser adotadas até o dia 21 de fevereiro, período que compreende antes e depois do carnaval. Veja decreto do Governo do Estado.

Por falar em carnaval, o Governo do Estado decidiu proibir os eventos e festas desse período. Uma tentativa de evitar – o máximo possível – a aglomeração de pessoas. E, com isso, reduzir ainda mais as chances de propagação do coronavírus no estado.

Na sexta (05), o boletim Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) contabilizou 812 casos novos de infecção. O número de casos confirmados também está crescente no estado.

Desde o início da pandemia até sexta (05), o Piauí registra 162.148 casos já confirmados e 3.120 mortes pela Covid-19. A Sesapi também contabiliza 8.989 altas médicas.

Como se proteger

As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.
  • Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas.
  • Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes.  As máscaras de tecido (caseiras/artesanais), não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.

Fonte: Ministério da Saúde

Fonte: Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais