20.5 C
Piauí
19 de novembro de 2019
Cidades em Foco
Geral Política

Governo Federal quer taxar energia solar gerada em casa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está propondo taxar a energia solar produzida pelos próprios consumidores. A medida entrou em consulta pública na última terça-feira (15).

A ideia propõe uma taxa sobre o valor da energia que o consumidor produz, principalmente a partir de painéis solares, e injeta na rede elétrica, como mecanismo para remunerar a infraestrutura da distribuidora de energia.

Atualmente, quase que 100% do que é entregue a rede volta como crédito para a conta de luz, mas a medida propõe uma taxa que deverá chegar em 68%, o que inviabilizaria o setor de energia solar, segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Abesolar.

Se a mudança se confirmar, então haverá grande desincentivo à instalação de sistemas do tipo.

“O grande ponto de preocupação é que a redução no valor do crédito foi grande, em um cenário de curto prazo. Traz uma mudança e um impacto muito grande para atratividade das instalações e dos projetos”, diz ele.

Fonte: Folha SP

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais