30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíPolítica

Governo federal reconhece situação de emergência em cidades do Piauí

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, na última sexta-feira (11), a situação de emergência em 272 municípios pertencentes ao Piauí e outros seis Estados. Com a medida, adotada em decorrência do longo período de seca e estiagem que atinge as regiões, os gestores municipais poderão contar com benefícios oferecidos pelo Governo Federal. A Portaria já foi publicada no Diário Oficial da União (clique aqui e aqui).

No Piauí, quatro municípios tiveram declarada a situação de emergência: Água Branca, Aroeiras, Bom Jesus e Uruçuí.

Além de viabilizar o fornecimento de água tratada à população, por meio da Operação Carro-Pipa Federal – da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) -, o reconhecimento permite que os municípios tenham direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil. Também é possível obter a aquisição de cestas básicas no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.

Outras situações

Mais dois municípios tiveram situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, nesta sexta-feira: Pedras Grandes, em Santa Catarina, atingida por vendavais no mês de outubro; e Barão de Melgaço, no Mato Grosso, devido à contaminação de água que abastece a cidade, localizada na região do Pantanal.

Jordana Cury / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais