33.1 C
Piauí
21 de junho de 2021
Cidades em Foco
Destaque Geral

Governo identifica e elimina foco de peste suína em cidade do Piauí

Porco - Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuário do Piauí (ADAPI), eliminou um foco de peste suína numa pequena propriedade localizada no Município de Lagoa do São Francisco. A agência realiza, de maneira periódica, campanhas de vacinação com o objetivo de esclarecer, principalmente os criadores, a importância de imunizar os animais.

De acordo com informações da diretora da ADAPI, Alexsandra Carvalho, a situação foi sanada. “O produtor relatou a morte de dois suínos no início do mês de maio, que apresentaram emagrecimento e andar cambaleante. Durante inspeção do SVE, foram identificados três leitões com hipertermia, anorexia, emagrecimento e andar cambaleantes. O foco já foi saneado. Trata-se de uma propriedade com criação de subsistência. A ADAPI continua mantendo vigilância na região para identificação de possíveis vínculos ou casos suspeitos”, comentou.

No caso de Lagoa do São Francisco, o diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Pedro Leopoldo (LFDA/MG), pertencente ao Ministério da Agricultura, os animais infectados foram eliminados. O Governo do Estado destaca que o proprietário receberá indenização pelo sacrifício dos animais. Na oportunidade, foi realizada interdição da propriedade, eliminação e destruição dos suínos da propriedade foco, desinfecção das instalações e estabelecimento de vazio sanitário.

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí mantém a vigilância na área perifocal, investigando possíveis vínculos epidemiológicos e novos casos.

Peste Suína Clássica (PSC)

A PSC não é zoonose e acomete somente o porco doméstico, javali e javaporco. Os principais sinais clínicos da doença são febre, animais amontoados, apatia, perda de apetite, letargia, conjuntivite, lesões hemorrágicas na pele, cianose (pela azulada) nas extremidades (orelhas, membros, focinho e cauda), perda leve ou parcial dos movimentos dos membros posteriores, problemas respiratórios e reprodutivos.

Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais