23.3 C
Piauí
6 de dezembro de 2022
Cidades em Foco
AcauãConceição do CanindéGeralOeirasPaquetá do PiauíSanto InácioSão João do PiauíSimõesSimplício MendesWall Ferraz

Governo lança PPP para levar telemedicina aos 224 municípios do Piauí

Telemedicina / Foto ilustrativa reprodução do site: abramed.org.br

A Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) publicou edital para contratação de empresa que preste serviços de telemedicina nos 224 municípios piauienses.O contrato tem o valor estimado em mais de R$ 176 milhões, com prazo de administração por 35 anos.

De acordo com a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, o projeto, intitulado de Saúde Digital, vai possibilitar avanços significativos na prestação do serviço à saúde em todas as regiões do Piauí. Através das plataformas tecnológicas, a população poderá ter acesso a consultas com especialistas que, geralmente, ficam concentrados na capital e em cidades maiores.

“É uma PPP que tem como objetivo principal descentralizar os serviços de atendimento à medicina especializada. A gente tem uma concentração de especialistas em poucos municípios. A ideia é descentralizar, universalizar, dar o acesso ao serviço à população nos 224 municípios”, destacou.

O projeto prevê que salas de teleatendimento deverão ser montadas nas Unidades Básicas de Saúde. Nos locais, haverá a presença de enfermeiros que vão intermediar o contato junto aos especialistas.

“O propósito maior é melhorar a regulação, diminuir a quantidade de filas, democratizar o atendimento e garantir qualidade de vida para as pessoas, independente de onde elas moram”, explicou.

Os estudos de viabilidade já foram concluídos e as próximas etapas do edital de licitação devem ser realizadas nos próximos meses.

Candidatura 

Ainda durante a entrevista ao Notícia da Manhã, Viviane Moura confirmou que deixará o cargo no próximo dia 31 de março para disputar uma vaga de deputada federal. Atualmente, ela está filiada ao Solidariedade.

Fonte: Natanael Souza / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais