30.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Governo Temer não tem vida longa, diz Rodrigo Martins

O governo Michel Temer não tem vida longa e terá problemas de governabilidade mesmo no caso de ser vitorioso na votação na Câmara sobre a continuidade ou não da denúncia formulada contra ele pela Procuradoria Geral da República (PGR). A avaliação é do deputado Rodrigo Martins (PSB-PI), que hoje cedo concedeu entrevista ao Acorda Piauí, na rádio Cidade Verde.

A avaliação do deputado piauiense é que a tramitação da denúncia contra o presidente traz problemas para Temer a partir da apresentação do relatório do deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ). O relatório foi considerado muito duro, com importante base jurídica mas também com forte alegação política. Conforme Rodrigo, era tudo o que o governo não esperava.

Para ele, o fato de Zveiter ser do PMDB fragiliza a defesa de Temer, pois outros deputados do mesmo partido – que é o partido do presidente da República – se sente mais à vontade para discrepar e votar contra os interesses do Planalto. Rodrigo avalia ainda que Temer tende a se sair vitorioso na votação da Comissão de Constituição e Justiça, sobretudo depois das nove mudanças dos membros da CCJ feitas nas últimas horas.

Segundo o deputado do PSB, o governo estava em desvantagem na CCJ, mas as mudanças reequilibraram a contagem. Ocorre, explica ele, que a tendência no plenário é inversa. Lá, Temer perde votos a cada dia. Mesmo assim, Rodrigo ainda vê a possibilidade da matéria ser barrada no plenário, como quer o presidente da República.

Pelos cálculos do deputado, Temer pode ter uns 200 votos no plenário. Mas é suficiente para barrar “uma primeira denúncia”, gerando mais constrangimentos para uma segunda ou terceira. Ainda assim, uma vitória nessas circunstâncias reduz ainda mais a capacidade de governabilidade do presidente.

“Muito dificilmente o presidente escapará de ser afastado”, diz Rodrigo Martins, que já anunciou que vai votar pela continuidade da denúncia contra Michel Temer.

 

Fonte:CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais