28.8 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

Greve da UESPI completa uma semana e governo ameaça corte de ponto

O governador afirmou este fim de semana que pode haver corte de pontos dos professores e técnicos da Universidade Estadual do Piauí, que completa nesta segunda-feira (25), uma semana. Eles pedem a revogação da lei de enquadramento que foi apresentada na Assembleia Legislativa além de outras reivindicações. Já alunos que estão sem aula, comparecem a Universidade para apoiar os professores.

“Estamos do lado dos professores, sabemos a causa pela qual eles estão lutando e somos totalmente favoráveis”, diz o estudante Yago Vieira.

O movimento teve início após o Governo do Estado enviar para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que colocaria professores e servidores da instituição na lei do enquadramento, que trata da organização do quadro de pessoal dos órgãos e entidades ligadas ao governo. Mas por ser alertado que a Uespi já possui leis próprias que garantem os direitos dos próprios servidores o Governo reconheceu o erro e disse que a lei será aplicada, mas mesmo assim a greve está mantida.

De acordo com o Sindicato dos Docentes da Uespi, outras questões precisam ser resolvidas como as promoções e progressões da categoria. “Nós reivindicamos a implementação imediata das progressões  e promoções e que envolve professores e técnicos que vale dizer que essa medida não é realizada desde agosto. Reivindicamos também a atualização de pagamentos, no caso, pagamentos de bolsas de estudantes e pagamentos de diários de motoristas”, explicou Lina Santana, presidente da Associação dos Docentes da Uespi.

Quanto ao corte de ponto dos professores e servidores técnicos a diretora do sindicato diz que não foi informada e a diretora do sindicato diz que a greve está mantida pelo menos até a próxima quinta-feira. “Faremos outra assembleia na quinta-feira e a nossa pauta não será que acabe a greve”, pontuou.

 

Reportagem de Egídio Britto / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais