24 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEconomia

Há 16 dias com flexibilização, Prefeitura de Picos autoriza abrir academias de ginástica

Cidade de Picos - Foto: Portal Cidades em Foco!

Há duas semanas liberando o funcionamento do comércio, a Prefeitura de Picos ( a 306 km de Teresina) autorizou a reabertura de academias de ginástica no município, um dos setores mais polêmicos.  O prefeito de Picos, padre Walmir Lima (PT), optou em experimentar a abertura das atividades em dias alternados.

Veja o decreto da retomada econômica de Picos

Pelo decreto,  as academias de ginástica passam a funcionar às segundas, quartas e sextas-feiras, das 6 h às 8 h das 16 h às 21 h. Aos sábados o horário de funcionamento é das 15 h às 20 h.

Picos, uma das principais cidades entroncamento do estado,  experimenta a flexibilização desde o dia 8 deste mês. A cada semana, a prefeitura reabre novos setores.

Já foram abertas as joalheiras, perfumarias, lojas de confecções, calçados, tecidos e aviamento, papelarias, de informáticas e lojas de móveis de segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 14h.

Nas terças, quintas e aos sábados, poderão funcionar as atividades comerciais em mercados e feiras livres, floricultura, paisagismos e jardinagem, também das 8h às 14h.

Inicialmente o decreto do prefeito estabelecia o funcionamento das academias  apenas quarta, quinta, sexta-feira e sábado das 12h às 20h.  No entanto, a Prefeitura de Picos decidiu “esticar” o  horário de funcionamento das academias, após parecer favorável da Procuradoria Geral do Município sobre solicitação feita pelos próprios estabelecimentos. Veja aqui a decisão

A prefeitura de Picos determina que os ambientes sejam higienizados entre turnos e obedeçam aos protocolos de prevenção à Covid-19.

“É obrigatório aos locais aqui tratados que reforcem a limpeza dos pontos de contato, além da higienização completa do ambiente nos horários entre turnos e que se acautelem e obedeçam criteriosamente aos protocolos preventivos”, estabelece o decreto.

O decreto também estabelece diminuição de pessoas por espaços, com afastamento mínimo de 1,5m por cada uma. As  academias também devem dispor de álcool em gel e uso de máscara.

Com 418 casos confirmados de Covid-19 e sete mortes pela doença, Picos é um dos municípios piauienses que não seguem o decreto de isolamento social do governo do Estado. As medidas de relaxamento no distanciamento na cidade acontecem  desde o dia 8 de junho. Ontem o governador Wellington Dias prorrogou a quarentena até o dia 6 de julho com o argumento de que aumentou a taxa de transmissão do coronavírus no Piauí.

Na contramão das medidas do governador Wellington Dias, o  próximo passo da prefeitura de Picos é reabrir atividades em bares, clubes, restaurantes e praças de alimentação em shopping centers nos dias de quarta, quinta, sexta,  e sábado das 12 às 20h. Segundo decreto, a reabertura destes serviços está autorizada a partir de 29 de junho.

A prefeitura ressalta que as decisões podem ser revistas, a qualquer momento,  a  considerando o monitoramento da evolução da Covid-19 na cidade.

Fonte: Izabella Pimentel / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais