30.1 C
Piauí
19 de novembro de 2019
Cidades em Foco
Geral Picos

Hemocentro de Picos tem baixo estoque de doações de sangue

O Hemocentro Regional de Picos tem registrado uma queda de doações nesse período de final de ano. Para o hemocentro manter o estoque regular são necessárias 300 doações por mês, mas a frequência atual é de apenas 182 doadores em média.

A assistente social do órgão, Valdivânia Leite Barros, explica que a falta de doações nesse período é preocupante, pois o hemocentro atende além de Picos, toda a macrorregião.

“O hemocentro atende todas as solicitações de transfusões sanguínea, de urgência e emergência, tanto para pacientes acidentados como pacientes com hemorragias, anemias agudas e pacientes que vão se submeter a cirurgias”.

Ela faz um apelo para a população. “ Nós precisamos de vocês doadores de sangue para que possamos aumentar o número de bolsas de sangue para conseguimos suprir a necessidade de toda a população”.

O hemocentro funciona diariamente das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Doador

Para ser doador de sangue, o voluntário precisa apresentar documento original com foto, emitida por órgão oficial, e obedecer a alguns critérios de doação, como estar em boa condição de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 quilos; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Fonte: Grande Picos

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais