23.6 C
Jacobina do Piauí
20 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Hemopi alerta sobre baixo estoque de sangue e pede doações; HGV lança campanha

Durante a pandemia da Covid-19, doações de sangue caíram cerca de 50%. — Foto: Fernando Brito/G1

Devido o retorno dos procedimentos cirúrgicos eletivos, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) alertou sobre o aumento na demanda por sangue. O hemocentro antecipa que, com a reabertura de clínicas e hospitais para cirurgias, haverá dificuldade para o abastecimento de sangue no estado, já que durante a pandemia da Covid-19 houve queda em torno de 50% das doações no Estado.

O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, explicou que a demanda por sangue é constante, seja em serviços de urgência e emergência como para pacientes que necessitam de transfusões em decorrência de outras doenças. Ele alerta para que a população pode ajudar fazendo doações.

“Abastecemos toda a rede pública e parte da rede privada. Nesses meses conseguimos equilibrar o abastecimento, mas com a volta dos procedimentos eletivos, o estoque pode não ser suficiente para atender a demanda”, disse Jurandir Martins.

O diretor disse ainda que o Hemopi precisa da colaboração das pessoas. “É preciso manter o estoque com todos os tipos sanguíneos disponíveis para atender a demanda diária dos hospitais e pacientes. Nesse momento precisamos da solidariedade”, explicou Jurandir Martins.

Fonte|: G1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais